Comunicação em educação sexual na escola Estudo preliminar de validação do Questionário de Comunicação em Educação Sexual na Escola – Versão Professores

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Cristiana Pereira de Carvalho
Maria do Rosário Pinheiro
José Pinto Gouveia
Duarte Rei Vilar

Resumo

Os/as professores/as portugueses têm um papel central na implementação da educação sexual (ES) nas escolas. A abordagem deste tema implica que os/as docentes atuem como facilitadores, utilizando uma comunicação positiva e aberta, capaz de estimular reflexões e debates com os/as alunos/as sobre a sexualidade. Este estudo pretende validar o Questionário de Comunicação em Educação Sexual na Escola – Versão Professores (QCESE-VP) para a população portuguesa. Participaram no estudo 78 professores/as das regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo. Os/as docentes responderam ao QCESE-VP, que é um instrumento de autorresposta composto por duas secções: a primeira constituída por 20 itens e a segunda por 12 itens. Os resultados da análise fatorial exploratória revelaram que o instrumento apresenta boas características psicométricas, com indicadores de alta consistência interna. A partir de testes estatísticos foi possível identificar diferenças na comunicação dos/as professores/as associadas ao sexo, anos de docência, formação em educação sexual, abordagem da educação sexual com os/as alunos/as. Os resultados sugerem que o QCESE-VP pode ser útil na identificação das necessidades de formação dos/as professores/as em competências e estratégias de comunicação em educação sexual e apoiar a avaliação dos programas nas escolas.

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Secção

ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Carvalho, C. P. de ., Pinheiro, M. do R. ., Gouveia, J. P. ., & Vilar, D. R. . (2016). Comunicação em educação sexual na escola: Estudo preliminar de validação do Questionário de Comunicação em Educação Sexual na Escola – Versão Professores. Educação, Sociedade & Culturas, 48, 127-147. https://doi.org/10.34626/esc.vi48.178