Outra vez segunda-feira As representações sobre a escola entre «novos» operários do noroeste Português
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este texto interroga o lugar da escola nas representações dos «novos» operários. Para tanto, realizou-se uma etnografia da contemporaneidade numa comunidade industrializada do Noroeste português, que compreendeu observação participante, entrevistas aprofundadas e compilação estatística. O texto salienta a pluralidade de táticas interpretativas que se oculta pela aparência de um mesmo ato, «sair da escola», salientando que ele pode comportar, sem paradoxo, posturas de recusa, realismo, resignação ou arrependimento.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Secção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.