Outra vez segunda-feira
As representações sobre a escola entre «novos» operários do noroeste Português
DOI:
https://doi.org/10.34626/esc.vi48.174Palavras-chave:
escola, operariado, etnografia, juventudeResumo
Este texto interroga o lugar da escola nas representações dos «novos» operários. Para tanto, realizou-se uma etnografia da contemporaneidade numa comunidade industrializada do Noroeste português, que compreendeu observação participante, entrevistas aprofundadas e compilação estatística. O texto salienta a pluralidade de táticas interpretativas que se oculta pela aparência de um mesmo ato, «sair da escola», salientando que ele pode comportar, sem paradoxo, posturas de recusa, realismo, resignação ou arrependimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.