Vivência Universitária de Alunos com Deficiência Intelectual e/ou Autismo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Iury Fagundes da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro
  • Annie Gomes Redig Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi58.143

Palavras-chave:

educação inclusiva, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, inclusão na universidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência de jovens e adultos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) a partir de um projeto/curso de extensão com estudantes que cursam ou já concluíram o ensino médio. Por meio da metodologia de pesquisa‑ação e dos procedimentos de observação participante com
registro de diário de campo, buscou‑se, através dos dados coletados, relatar as experiências dos/as discentes durante cada aula/encontro do curso. A análise dos dados e os resultados apontam que as vivências foram de suma importância para compreendermos a importância e a necessidade de se pensar a inclusão desse público nas universidades e/ou mercado de trabalho e, também, a função que a universidade possui frente à sua responsabilidade social para com esses indivíduos.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Silva, I. F. da, & Redig, A. G. . (2021). Vivência Universitária de Alunos com Deficiência Intelectual e/ou Autismo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Educação, Sociedade & Culturas, (58), 97–115. https://doi.org/10.24840/esc.vi58.143