Trajetórias educacionais de estudantes universitários com dislexia

Entre obstáculos, desvios e novos caminhos

Authors

  • Karlla Vanessa Santos de Jesus Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, Brasil
  • Danielle Oliveira da Nóbrega Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi60.119

Keywords:

dyslexia, university education, autobiographical narratives, medicalization

Abstract

Este artigo tem o intuito de discutir as trajetórias escolares de dois/duas jovens do curso de Psicologia de uma universidade pública do interior do Nordeste do Brasil que manifestaram problemas de leitura e escrita e são diagnosticados com dislexia. Tem como base uma pesquisa que objetivou compreender as trajetórias educacionais desses/as estudantes a partir de suas narrativas autobiográficas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com fundamento na Psicologia Sócio-histórica, que utilizou como método de investigação as narrativas autobiográficas exploradas por meio de uma entrevista em profundidade. A partir da técnica de análise de conteúdo, obteve-se quatro categorias: trajetória educacional; experienciação da aprendizagem; processo de medicalização; e relações interpessoais. Com os resultados, observa-se que a trajetória educacional desses/as estudantes foi cercada por dificuldades que implicaram em questões relacionadas às condições de ensino, às relações familiares e às relações com professores/as. Conclui-se, questionando a medicalização das trajetórias escolares desses/as estudantes e sinalizando a relevância de programas de assistência estudantil que considerem as diversas formas de aprender.

 

Recebido: 05/06/2020
Aceite: 22/12/2020

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Author Biographies

Karlla Vanessa Santos de Jesus , Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, Brasil

Psicóloga, graduada no curso de Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas

Danielle Oliveira da Nóbrega, Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, Brasil.

Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas na área de Psicologia Escolar e Educacional. Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Published

2021-12-16

How to Cite

Jesus , K. V. S. de ., & Nóbrega, D. O. da . (2021). Trajetórias educacionais de estudantes universitários com dislexia: Entre obstáculos, desvios e novos caminhos. Educação, Sociedade & Culturas, (60). https://doi.org/10.24840/esc.vi60.119

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