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Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Todas as submissões devem cumprir os seguintes requisitos.

  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • A contribuição para chamada é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. As imagens com alta resolução só serão solicitas no fim para impressão na gráfica.

Instruções para Autores

Submissão de manuscritos

  • Os manuscritos para as próximas submissões são aceites e publicados em inglês.
  • Todos os autores devem incluir as suas afiliações institucionais e endereços de correio eletrónico. Um autor deve ser identificado como autor correspondente e devem ser fornecidos todos os dados de contacto, incluindo correio eletrónico, endereço postal e números de telefone.
  • O texto deve evitar linguagem e inferências discriminatórias.
  • Os autores devem certificar-se cuidadosamente de que os manuscritos estão de acordo com as instruções para autores. Os manuscritos que não passarem na verificação preliminar com base nestas directrizes podem ser devolvidos para correção antes de serem enviados para revisão.

 

Preparação do manuscrito e formato de apresentação

  • O formato das comunicações será de três tipos:
            (a) Trabalhos completos: este formato é assumidamente teórico e de reflexão crítica, é predominantemente escrito e deverá ter entre 4500 a 6000 palavras;
           (b) Comunicações breves: este formato é assumidamente teórico e de reflexão crítica, é predominantemente escrito e deverá ter entre 1500 a 3000 palavras;
           (c) Ensaios visuais: este formato é assumidamente aplicado/prático e destina-se especificamente a autores que utilizam a fotografia/ a imagem no seu trabalho como principal instrumento de investigação, comunicação, design e expressão artística. Deverá ter 6 a 8 páginas e incluir uma secção escrita entre 800 a 1500 palavras.
  • Todos os artigos devem incluir título, resumo, 5 palavras-chave, notas de rodapé, lista de referências, imagens e, quando necessário, tabelas e anexos.
  • Os manuscritos devem conter um resumo com um máximo de 200 a 500 palavras, descrevendo o objetivo, os métodos e as conclusões gerais do estudo. A seguir ao resumo, os manuscritos devem incluir cinco palavras-chave.
  • As referências e citações devem seguir o Manual de Estilo APA (números de página para citações directas).
  • As citações que excedam 40 palavras devem ser apresentadas com recuo no texto.
  • Os títulos e subtítulos devem ser claramente distinguidos.
  • As notas de rodapé explicativas devem ser evitadas sempre que o seu conteúdo possa ser incluído no texto principal.
  • Se tiver dúvidas ou precisar de mais
    informações, contacte a nossa equipa editorial:
    scopiomagazine@arq.up.pt


Anonimização para convites abertos

  • O(s) autor(es) deve(m) enviar dois ficheiros separados, um com os dados do(s) autor(es) e outro sem. O(s) autor(es) deve(m) assegurar-se de que a submissão inicial é anónima, removendo qualquer informação de identificação, incluindo o(s) nome(s) do(s) autor(es), afiliação institucional, agradecimentos, bolsas concedidas, auto-citações, etc. No texto, esta informação pode ser substituída por palavras: por exemplo, "[referência removida para manter a integridade do processo de revisão]". As autocitações devem aparecer no topo da lista de referências como "Citação de autor" com o ano de publicação.
  • Todas as informações de identificação serão adicionadas mais tarde ao texto, após o processo de revisão por pares.

SCOPIO & CONTRAST OPEN CALL

SCOPIO & CONTRAST OPEN CALL
Exploring Contemporary Realities.

This section is the result of a new collaboration of scopio Magazine AAI with the project Contrast: Multidisciplinary network of artistic initiatives in Art, Architecture, Design and Photography through SCOPIO & CONTRAST International Conference.

This section will have as responsible Editors academics / artists coming from both scopio Magazine AAI and the Contrast project. This editorial team will ensure the necessary peer review work through the U. Porto OJS platform.

scopio Magazine AAI will be, in this way, the official publishing academic periodical for International Conference SCOPIO & CONTRAST and the submissions are both for the Conference and its 2nd volume in partnership with Contrast addressing the theme Exploring Contemporary Realities.

The most relevant (expanded – full manuscripts) contributions of International Conference SCOPIO & CONTRAST will be published in this section.

ESPAÇOS VISUAIS DE MUDANÇA | Editors José Carneiro, Pedro Leão Neto

Esta secção tem interesse em artigos (full papers ou short papers) e/ou ensaios visuais que investiguem e explorem de forma crítica diversas estratégias de comunicação visual baseadas no desenvolvimento de projetos de fotografia contemporânea, incidindo sobre a forma como a arquitetura e as diferentes dinâmicas de mudança urbana permitem antever futuros possíveis, utópicos ou distópicos.

Acreditamos que a fotografia contemporânea potencia a exploração de visões futuras sobre a arquitetura, a cidade e o território, viabilizando, ainda, a identificação de caminhos transformadores dos espaços representados. Estamos, assim, interessados em estudos e projetos onde a imagem está presente de forma significativa — com particular enfoque na fotografia — como instrumento de investigação e comunicação capaz de atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes áreas disciplinares. Trabalhos capazes de tratar problemas transversais que afetem diversos territórios, contribuindo para uma transformação espacial e de integração social e, logo, mais positiva. Pretende-se rececionar projetos que aprofundem dinâmicas teórico-práticas mais e menos especulativas que tenham como principal foco a identificação de problemas inscritos na complexidade da vida contemporânea e o que daí advém.

ARQUEOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS | Editor Isa Neves

Esta seção publicará projectos e teorias centradas em descobertas relacionadas com a construção da cultura digital na arquitetura, nomeadamente análises dos melhores materiais que levaram o design digital a um nível de maturidade emergente. A chegada iminente da Inteligência Artificial na disciplina da arquitetura e a discussão atual sobre automação, traz uma sensação de déjà vu. De facto, a automação e IA não são assuntos novos em Arquitetura e Urbanismo. A especulação sobre a aplicação da computação na arquitetura começou cedo, nos anos 60 e 70, com investigadores como Nicholas Negroponte, Gordon Pask ou Yona Friedman.

Neste enquadramento, estamos interessados em pesquisas e/ou projetos que abordem o modo como os contextos tecnológicos, digitais ou pré-digitais, nos oferecem ferramentas relacionadas com o design sistêmico e com os processos participativos no ambiente construído, para pensar o território das conexões entre arte, imagem e arquitetura. Apelamos à apresentação de trabalhos que relacionem o passado de utopia com projetos atuais, em que se testemunhe a utilização de modelos computacionais que permitam aos designers instruir-se sobre as necessidades sentidas pelos cidadãos, utilizando a tecnologia para alcançar resultados mais holísticos, fomentando o feedback e a cocriação - projetos que, abordando as noções de utopia e futuro visionário, podem ser implementados como colaborativos para a transformação de nossa sociedade

INVISIBILIDADES | Editor Mário Mesquita

Esta seção publicará projectos e teorias que visam proporcionar investigações que dotem de espessura e contexto a reflexão sobre o que, apesar de "não ser visto", é decisivo nos processos de consolidação da vida urbana. Queremos falar da "cidade invisível" e da "cidade visível", como utopias, para fomentar a reflexão, o questionamento, o debate e a compreensão dos processos de transformação contemporânea do "ser urbano". Esta secção constituir.se-à num fórum visual e escrito para a produção de pensamento crítico sobre invisibilidades e utopias.

As invisibilidades sempre foram um rosto da utopia. No contexto da ligação entre os diferentes caminhos da nossa sociedade, esta é uma problemática social de ideias e processos, ligando as artes, as humanidades e a ciência. Utopia não deve ser uma "utopia". Utopia deve ser capaz de existir como um objetivo. Temos de ser capazes de desenvolver estes sonhos, falar deles e, acima de tudo, discutir. Criar um espaço público comum, criar e promover comunidades.

Tentar tornar visível o invisível: neste senso comum, na história da humanidade, um motor na grande transformação - sem utopia, esta utopia invisível, a criação e o progresso não existiriam.

ARQUITECTURA, URBANISMO E TECNOLOGIA | Editor David Viana

Esta seção publicará projectos e teorias centradas na questão da necessidade de incrementar a extensão semântica do desenvolvimento tecnológico em arquitetura e urbanismo, tendo como referencial a Utopia – foco deste primeiro número da scopio AAI.

Os avanços digitais em campos artísticos e nos setores da arquitetura e do urbanismo levaram à exploração de características inovadoras baseadas na potencialidade de novas ferramentas digitais e processos tecnológicos, introduzindo novos efeitos na forma arquitetónica e produção artística. Não obstante, determinados avanços verificados nestas áreas revelam uma certa falta de semântica, constituindo quase uma simples oportunidade de explorar espaços, volumes e artefactos “apenas complexos”. A necessidade de dar sentido a abordagens tecnológicas em arquitetura, arte e imagem, implica aprofundar a discussão sobre a substância e densidade desses processos e sua relação com a arquitetura e urbanismo. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto. Neste âmbito, esta seção visa investigação sobre inovação semântica em tecnologia na participação inclusiva, apropriação do espaço e imersão digital colaborativa em arquitetura e urbanismo – através de sistemas computacionais que permitam a formalização de novas “linguagens” arquitetónicas e a consolidação de transformações vivenciais em espaços de convivência híbridos (entre as respetivas dimensões virtual e física).

O engajamento tecnológico em arquitetura e urbanismo – assente em performances mais significantes entre ambiente e objeto/usuário – deve potenciar realidades (aumentadas) mais holísticas, de maior profundidade semântica e intensidade de feedback entre edifícios, pessoas, meio e máquinas, para além de maior desempenho na cocriação em arquitetura e urbanismo. Neste quadro, estamos interessados em pesquisas e/ou projetos que abordem a significação do digital em contextos tecnológicos distópicos (reais e/ou virtuais). Assim, convidamos autores a submeterem investigação e trabalhos acerca de futuros ambientes construídos utopicamente tecnologicamente imersivos.

UTOPIA | Editor Fátima Vieira

This section focuses on how the notions of utopia and of a visionary future can turn into collaborative tools for the transformation of our society. We are interested in authors and works which amplify and reanalyse the Utopian thinking within the complex concept of nowadays democracies and who also believe that utopia can be both a source of inspiration and a tool to create better worlds. Utopias can be wishful images directing us towards real possibilities and helping us forge a path towards social transformation, thus we are interested in works that point out the potential of Image as a medium capable of crossing borders and dislocating boundaries between different Architectural and Artistic areas, encouraging the creation of multidisciplinary teams to address cross-cutting problems affecting Architecture, Cities and Territories.

REPENSAR O ENVOLVIMENTO CÍVICO | Editors Pedro Leão Neto, Maria Neto

Esta secção centra-se em projectos e teorias que visam desenvolver metodologias e teorias inovadoras e inclusivas para políticas e práticas de desenho urbano que potenciem o potencial transformador do envolvimento cívico no processo de planeamento e desenho. Um conhecimento dinâmico da paisagem que permita repensar as políticas de desenho urbano capazes de integrar práticas transformadoras, visões utópicas e teorias de transição progressiva que apoiem iniciativas de envolvimento cívico e comunitário como: envolvimento comunitário, serviço e voluntariado e iniciativas educativas que promovam o envolvimento.

INVESTIGAÇÃO | Editors Pedro Leão Neto, Maria Neto

Nesta secção interessa-nos explorar experiências de ensino-aprendizagem no universo da Arquitetura e da Arte, baseadas em ambientes colaborativos e dinâmicos. Processos pedagógicos onde a interação entre professores, investigadores e alunos é assegurada, conduzindo a uma dinâmica de descoberta construída coletivamente, estabelecendo relações e conexões entre as pessoas, as instituições académicas envolvidas e a sociedade. Temos especial interesse em estratégias pedagógicas integradoras capazes de desenvolver, operacionalizar e aperfeiçoar um conjunto de práticas e métodos de ensino que assegurem um processo de aprendizagem próximo da "reflexão na ação" de Schön.

PEDAGOGIA | Editors Pedro Leão Neto, Maria Neto

Nesta secção interessa-nos explorar experiências de ensino-aprendizagem no universo da Arquitetura e da Arte, baseadas em ambientes colaborativos e dinâmicos. Processos pedagógicos onde a interação entre professores, investigadores e alunos é assegurada, conduzindo a uma dinâmica de descoberta construída coletivamente, estabelecendo relações e conexões entre as pessoas, as instituições académicas envolvidas e a sociedade. Temos especial interesse em estratégias pedagógicas integradoras capazes de desenvolver, operacionalizar e aperfeiçoar um conjunto de práticas e métodos de ensino que assegurem um processo de aprendizagem próximo da "reflexão na ação" de Schön.

FEATURED TEXTS, RESEARCH PAPERS OR PROJECTS | Editors Pedro Leão Neto, Maria Neto

Research papers, position papers, analytical or critical essays, interviews, articles, perusal or projects commissioned by one of the Section Editors or Editorial Committee: presenting unpublished research work, critique or scientific activities in the fields of architecture, art and image. The section Editors will open the section with a brief editor's note or introduction dealing with the subject of the work being published in the section.

COLLECTION | Submitted Manuscripts

Papers submitted the content of which does not fit in the specific subject of the issue; visual essays and/or papers considered of interest, which do not fit in one of the thematic sections of our journal.

ARTISTS PORTFOLIOS

Artists portfolios submissions should conceptually relate with the specific subject of the issue.

EXHIBITIONS / REVIEWS | FEATURED TEXTS, RESEARCH PAPERS OR PROJECTS | Editors Pedro Leão Neto, Maria Neto

Critical reviews of publications, exhibitions and conferences in the field of architecture and image, written by a third person.

FLASH: REVIEWS AND CURATORIAL PROJECTS | Editor Gabriel Hernández

Cultural agenda to inform about a series of exhibitions and and curatorial projects related with the global theme and call of scopio Magazine Architecture, Art and Image publication that take place in the country or at international level.

CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO E FOTOGRAFIA

A publicação scopio Magazine AAI integra o Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) - Arquitetura, Arte e Imagem - UTOPIA, que interliga os universos da Arquitetura, da Arte e da Imagem com o desejo utópico de um mundo melhor e de espaços que proporcionem uma melhor qualidade de vida. Ideias importantes presentes no DPIc são a abertura das Universidades à Sociedade Civil através de diversos projectos apresentados, mostrando a riqueza multifacetada de actividades, experiências e arquitecturas. A coordenação do concurso é da responsabilidade do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (CEAU/FAUP), através do seu grupo de investigação AAI e do Centro de Estudos Ingleses, Tradução e Estudos Anglo-Portugueses da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP), do Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" unidade de investigação I&D (CITCEM / FLUP), Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS / FBAUP) e e Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+] e do Instituto de Arquitetura e Desenvolvimento (Arq.ID) sediado na Universidade Lusófona do Porto. Tem ainda o apoio institucional da Reitoria da U.Porto e em parceria com a AEFAUP, contando com o apoio de outras Associações de Estudantes da U.Porto.

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