"A relação entre ambiente e educação tem sido consistentemente reforçada por organismos tão diferentes como as Nações Unidas, a União Europeia, os governos nacionais e internacionais, as ONGA's, as universidades, considerando que esta é uma relação incontornável para, nos dias de hoje, tornar visíveis e resolúveis os variados problemas sócio-ambientais que pesam sobre as sociedades contemporâneas e a biosfera. Mas esta relação não é simples e muito menos linearmente ligada: implica diferentes níveis de articulação, numa hierarquia intricada (Godard, 1997) de acontecimentos que apelam a diferentes saberes disciplinares mas também a posições filosóficas, éticas e políticas. Nesse sentido, o presente número da Revista Educação, Sociedade e Culturas pretende examinar algumas das questões que se levantam neste vasto campo de reflexão e de acção, e os textos que (…) se apresentam reflectem uma variedade de perspectivas desenvolvidas por especialistas de áreas diferentes que estiveram envolvidos num conjunto de seminários de formação de professores realizados no contexto do projecto 'Terra: transversalização curricular e consciência ambiental'"

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Publicado: 01-12-2003