Entre o tabu e a informação Educação Sexual e a experiência de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
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Resumo
Objetivou-se neste trabalho analisar as experiências decorrentes da falta ou presença de Educação Sexual em estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba, Cabedelo, Brasil, ao longo de suas vidas. Trata-se de uma pesquisa de levantamento com abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se um questionário online como instrumento de coleta de dados, o qual foi aplicado entre março e setembro de 2023 para uma amostra de 32 estudantes. Os resultados revelaram que a maioria dos/as pesquisados/as receberam pouca informação sobre Educação Sexual durante a infância e adolescência. Acerca dos benefícios por terem recebido algum tipo de Educação Sexual, os/as estudantes destacaram: prevenção de riscos à saúde, possibilidade de autoconhecimento e capacidade de identificar situações de assédio e/ou abuso sexual. Já em relação aos malefícios oriundos da ausência da Educação Sexual, destacaram: dificuldade em identificar/ lidar com situações de assédio e a dificuldade/ constrangimento para falar sobre temas relacionados à sexualidade. Diante dos resultados apresentados, conclui-se que a Educação Sexual é essencial para que futuros/as professores/as de Biologia possam desempenhar seu papel de educadores/as de maneira completa e eficaz, contribuindo para a saúde, bem-estar e desenvolvimento integral dos/as discentes, bem como para a formação de cidadãos/ãs bem informados/as e críticos/as.
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