Educação para a paz Construir o mundo que se espera

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jussara Santos Pimenta

Resumo

O texto tem como objetivo compreender como Cecília Meireles se empenhou, a partir do seu trabalho no jornal carioca Diário de Notícias, onde permaneceu de junho de 1930 a janeiro de 1933, para sensibilizar e envolver os seus leitores na obra de reconstrução pedagógica pela paz. A nossa análise tomou como fonte primária os «Comentários» publicados na «Página de Educação», onde a poeta e educadora expõe as suas concepções educacionais, políticas e filosóficas. Segundo ela, ser educador equivalia a ser poeta, para compreender a criança e suas aspirações e possibilitar o nascimento de um novo mundo de paz e de pacificação da natureza combativa por meio de uma convicção profunda, de um gesto voluntário, não uma atitude meramente convencional e decorativa. Para tanto, cabia aos educadores atuar sobre a infância com eficiência e simplicidade a fim de possibilitar a construção de um mundo melhor. O ideal de educação, de acordo com Cecília, deveria ultrapassar os limites estreitos da sala de aula, derrubar as fronteiras entre os países, dissolver os estranhamentos de raça, língua, cultura, religião, pois a escola tem objetivos muito mais amplos que o simples ler, escrever e contar.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Pimenta, J. S. (2018). Educação para a paz: Construir o mundo que se espera. Educação, Sociedade & Culturas, 53, 83-96. https://doi.org/10.34626/esc.vi53.66

Referências

Azevedo Filho, Leodegário Amarante de (Org.). (2001). Crônicas de educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Beltrame, Maria do Carmo Uggeri (2007).Utopia realizável: A educação para a paz permeando a prática educativa (Dissertação de mestrado não poublicada). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Rio Grande do Sul, Brasil.

Carvalho, Marta Maria Chagas de (2007). A bordo do navio, lendo notícias do Brasil: O relato de viagem de Adolphe Ferrière. In Ana Chrystina Venancio Mignot & José Gonçalves Gondra (Orgs.), Viagens pedagógicas (pp. 277-293). São Paulo: Cortez.

Ferreira, Rosângela Veiga Júlio (2007). No veio da esperança a essência etérea da criança diversa na escola: O jogo inquieto do discurso jornalístico de Cecília Meireles (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Federal de Juiz de Fora, São Pedro, Juiz de Fora, Brasil.

Freire, Ana Maria Araújo (Nita). (2006). Educação para a paz segundo Paulo Freire. Educação, 2(59), 387-393.

Freire, Paulo (2007). Educação como prática da liberdade (30ª Ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Jares, Xesús R. (2002). Educação para a Paz: Sua teoria e sua prática (2ª Ed.). Porto Alegre: Artmed.

Jares, Xesús R. (2007). Educar para a paz em tempos difíceis. São Paulo: Palas Athenas.

Konder, Leandro (2001). O espírito poético da educação. In Margarida de Souza Neves, Yolanda Lima Lobo, & Ana Chrystina Venâncio Mignot (Orgs.), Cecília Meireles: A poética da educação (pp. 17-22). Rio de Janeiro: Edições Loyola.

Lamego, Valéria (1996). Cecília Meireles na Revolução de 30. Rio de Janeiro: Record.

Meireles, Cecília (2001a). A paz pela educação (Diário de Notícias, 11 de agosto de 1932). In Leodegário Amarante de Azevedo Filho (Org.), Crônicas de educação (Vol. 4, pp. 301-303). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Meireles, Cecília (2001b). Embaixada de crianças. In Leodegário Amarante de Azevedo Filho (Org.), Crônicas de educação (Vol. 5, pp. 155-158). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Meireles, Cecília (2001c). Fraternidade (Diário de Notícias, 23 de janeiro de 1932). In Leodegário Amarante de Azevedo Filho (Org.), Crônicas de Educação (Vol. 4, pp. 151-153). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Meireles, Cecília (2001d). O espírito poético da educação. In Leodegário Amarante de Azevedo Filho (Org.), Crônicas de educação (Vol. 4, pp. 23-24). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Meireles, Cecília (2001e). Os educadores e a paz (Diário de Notícias, 30 de agosto de 1932). In Leodegário Amarante de Azevedo Filho (Org.), Crônicas de Educação (Vol. 4, p. 310). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Montessori, Maria (2004). A educação e a paz (Sonia Maria Alvarenga Braga, Trad.). Campinas, SP: Papirus.

Pimenta, Jussara Santos (2011). Leitura, arte e educação: A biblioteca infantil do Pavilhão Mourisco (1934-1937). Curitiba, PR: Editora CRV.

Rabbani, Martha Jalali (2003). Educação para a paz: Desenvolvimento histórico, objetivos e metodologia. In Feizi Masrour Milani & Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus (Orgs.), Cultura de Paz: Estratégias, mapas e bússolas (pp. 63-96). Salvador: INPAZ.

Sorlin, Pierre (1994). Indispensáveis e enganosas, as imagens, testemunhas da História. Estudos Históricos, 7(13), 81-95.

Unesco (1969). Sugestões sobre o ensino dos direitos humanos. Paris: Unesco.