Educação secundária e formação para o trabalho Propostas e narrativas das recentes reformas dos sistemas educacionais espanhol e brasileiro

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Estela Pereira
https://orcid.org/0000-0002-3842-3848

Resumo

Este artigo aponta aspectos da recente reforma educacional espanhola, relativos à educação secundária, que são coincidentes com orientações presentes na reforma do ensino médio brasileira, e propõe uma reflexão sobre as relações entre educação e capital. Não se trata de estudo comparativo, mas do esforço de identificação das proposições e justificativas presentes nas duas reformas que anunciam, em comum, o propósito de adequar a força de trabalho às novas demandas produtivas e laborais. Nesse processo, observa-se a participação efetiva do empresariado nas decisões sobre os sistemas educacionais. Para além dos interesses nos fundos públicos e no ajustamento da oferta formativa aos propósitos do capital, busca-se compreender intencionalidades e mecanismos presentes nas reformas, segundo os conceitos de “segmentação” e “sistematização” apresentados por Ringer e Müller. Ao investigarem o processo de implementação da educação secundária em países europeus no contexto de industrialização, os autores destacam a vinculação de sistemas educacionais aos interesses de manutenção e reprodução de classes, por meio de ofertas distintas e fragmentadas. Dos sistemas por eles estudados, destacamos o alemão, que é considerado uma referência para sistemas europeus, inclusive para o espanhol, aqui abordado.


 

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Como Citar
Pereira, E. (2023). Educação secundária e formação para o trabalho: Propostas e narrativas das recentes reformas dos sistemas educacionais espanhol e brasileiro. Educação, Sociedade & Culturas, 64, 1-19. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.486
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Pereira, E. (2023). Educação secundária e formação para o trabalho: Propostas e narrativas das recentes reformas dos sistemas educacionais espanhol e brasileiro. Educação, Sociedade & Culturas, 64, 1-19. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.486

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