Percepções de estudantes e coordenação escolar acerca da adolescência, protagonismo/participação juvenil e escola

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Elenice Procópio Araújo
https://orcid.org/0000-0001-9879-0693
Celso Francisco Tondin
https://orcid.org/0000-0002-4588-0553

Resumo

A partir dos anos 1990, a ideia do/a protagonismo/participação permite vislumbrar o/a adolescente pobre como agente social. Objetiva-se compreender as percepções de estudantes e da coordenação escolar sobre adolescência, protagonismo/participação juvenil e o papel da escola no desenvolvimento da cidadania emancipatória. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública brasileira, com a participação da coordenação escolar (diretora, vice-diretora e especialista/pedagoga) e 15 estudantes, do 9.º ano do ensino fundamental ao 3.º ano do ensino médio. Na análise do discurso, constatou-se que, na visão dos/as adolescentes, suas questões são pouco valorizadas pelos/as adultos/as, restando àqueles/as lidar com elas. Enquanto alguns/mas estudantes não veem sentido na escola, outros/as esperam que ela melhore suas vidas, embora ela seja tida apenas como meio de alcançar poder econômico e felicidade individual. Percebe-se, pelo discurso da coordenação escolar, que as práticas de ensino são conteudistas, sem sentido e pouco favorecedoras do pensamento crítico. Na visão dos/as estudantes, ações escolares pautadas pelo acolhimento, descontração e reflexão, como gincanas e grêmio estudantil, estimulam a participação deles/as. Propostas emancipatórias demandam percepções sobre adolescência e educação de mesmo teor, iniciativas pautadas na dialogicidade e medidas estruturais e estruturantes da sociedade.

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Como Citar
Araújo, E. P., & Tondin, C. F. (2023). Percepções de estudantes e coordenação escolar acerca da adolescência, protagonismo/participação juvenil e escola. Educação, Sociedade & Culturas, 64, 1-23. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.463
Secção
OUTROS ARTIGOS
Biografias do Autor

Elenice Procópio Araújo, Sincroniza Educação

Bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário Leste de Minas Gerais (Unileste). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Psicóloga e pedagoga. Formadora do Sincroniza Educação, de São Paulo/São Paulo.

Celso Francisco Tondin, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Psicólogo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na graduação e pós-graduação. Coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Conselheiro do Conselho Federal de Psicologia do Brasil na gestão 2010-2013.

Como Citar

Araújo, E. P., & Tondin, C. F. (2023). Percepções de estudantes e coordenação escolar acerca da adolescência, protagonismo/participação juvenil e escola. Educação, Sociedade & Culturas, 64, 1-23. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.463

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