Perspetivas de técnicos municipais de educação sobre a desafetação escolar
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo integra-se num projeto que visa compreender as perspetivas de diferentes atores
sobre desafetação escolar, em diferentes municípios, no contexto da descentralização da educação
em Portugal. Este artigo está centrado, nomeadamente, em perceber como os técnicos superiores de educação dos municípios perspetivam a prevalência do insucesso e do abandono escolares
e com que fatores os relacionam. Os resultados sugerem que o abandono escolar não é uma preocupação
para os técnicos, uma vez que o consideram residual ou apenas confundido com outro
fenómeno. Quanto ao insucesso escolar, tanto é percebido como não sendo significativo ou que
tem vindo a diminuir como se reconhece como um problema que é preciso enfrentar. Os resultados
sugerem ainda que os técnicos tendem a focar-se prioritariamente na promoção do sucesso
escolar, mais concretamente, naquilo que os municípios podem fazer do que em focar-se no lado
negativo da problemática da desconexão com a escola.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.