Criatividade e educação A educação artística como o caminho do futuro?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A criatividade constitui-se como uma das funções basilares do funcionamento humano,
sendo que dela dependerá a ampliação do leque de experiências e conhecimento a que o sujeito
psicológico humano tem acesso durante o seu processo de «fazer mundo». Assim se compreende a
relação entre criatividade e educação, uma vez que, durante os períodos mais críticos do seu
desenvolvimento, esta se encontra plenamente comprometida com o sistema educativo. Partindo
das influências de Vygotsky (1917/1998, 1930/2004), Piaget (1945/1975), Kegan (1982), Housen
(1983), Parsons (1987), Goodman (1968/2006, 1978/1995), Gardner (1996), Amabile (1983),
Sternberg e Lubart (1991) e Csikszentmihalyi (1999), a discussão teórica apresentada explora criticamente
o potencial da educação artística no desenvolvimento da criatividade, considerando a sua
inclusão nos curricula educativos como fundamental, uma vez que a arte introduz uma diferenciação
qualitativa única, que promove o acesso a uma visão singular da realidade e potencia o processo
de complexificação das estruturas cognitivas.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.