Criatividade e educação A educação artística como o caminho do futuro?

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Andreia Valquaresma
Joaquim Luís Coimbra

Resumo

A criatividade constitui-se como uma das funções basilares do funcionamento humano,
sendo que dela dependerá a ampliação do leque de experiências e conhecimento a que o sujeito
psicológico humano tem acesso durante o seu processo de «fazer mundo». Assim se compreende a
relação entre criatividade e educação, uma vez que, durante os períodos mais críticos do seu
desenvolvimento, esta se encontra plenamente comprometida com o sistema educativo. Partindo
das influências de Vygotsky (1917/1998, 1930/2004), Piaget (1945/1975), Kegan (1982), Housen
(1983), Parsons (1987), Goodman (1968/2006, 1978/1995), Gardner (1996), Amabile (1983),
Sternberg e Lubart (1991) e Csikszentmihalyi (1999), a discussão teórica apresentada explora criticamente
o potencial da educação artística no desenvolvimento da criatividade, considerando a sua
inclusão nos curricula educativos como fundamental, uma vez que a arte introduz uma diferenciação
qualitativa única, que promove o acesso a uma visão singular da realidade e potencia o processo
de complexificação das estruturas cognitivas.

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Como Citar
Valquaresma, A., & Coimbra, J. L. (2013). Criatividade e educação: A educação artística como o caminho do futuro?. Educação, Sociedade & Culturas, 40, 131-146. https://doi.org/10.34626/esc.vi40.306
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Valquaresma, A., & Coimbra, J. L. (2013). Criatividade e educação: A educação artística como o caminho do futuro?. Educação, Sociedade & Culturas, 40, 131-146. https://doi.org/10.34626/esc.vi40.306