Diálogo intercultural na escola portuguesa precisa-se!
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo centra-se nas atividades do Clube Europeu da Escola Secundária de São Pedro do Sul, mais objetivamente no Projeto Quem Somos?, desenvolvido em 2010/2011, procurando analisar como, através dele, é promovido o diálogo intercultural nos/as alunos/as do 3º ciclo do
ensino básico. Explicitaremos o modo como o projeto foi realizado e procurou levar os/as alunos/as ao contacto direto com outras realidades, à valorização do conhecimento do Outro, à consciencialização da sua cultura e identidade (e das do Outro) e à compreensão da relevância da aprendizagem de línguas estrangeiras. Tratando-se de um estudo bastante circunscrito e de cariz exploratório, não nos é permitido fazer generalizações, porém, a análise dos resultados das atividades realizadas parece apontar para o facto de os/as alunos/as terem desenvolvido uma maior reflexão e conhecimento sobre si e sobre o Outro, reputados como fundamentais, acreditamos, para o crescimento dos/as jovens numa Europa a necessitar de refundação assente em valores partilhados, coletivamente assumidos e para os quais a escola pode e deve contribuir.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.