O lugar do encontro Reflexões sobre uma prática pedagógica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Propõe-se neste texto** um conjunto de reflexões que fundamentem uma prática: a nossa atividade docente na Universidade do Porto, iniciada em meados dos anos 1980. Faz-se um recuo introspetivo e crítico sobre a nossa experiência profissional – trata-se portanto de um exercício deliberadamente existencial. Procuramos com ele discernir escolhas e decisões sobre o modo de ir sustentando uma prática, organizando este percurso de acordo com quatro grandes momentos: 1) os tempos iniciais da vida profissional – colocados perante a constatação de que a docência é um campo deixado ao saber-fazer de cada um, interrogamo-nos sobre como resolvemos este confronto com o facto concreto de ter de planear e de dar uma aula; 2) interroga-se em seguida essa entidade
a que chamamos «a sala de aula», propondo-a como lugar do encontro; concebemo-la como algo mais do que o setting onde decorre um processo de transmissão de informação, resgatando-a assim ao reducionismo cognitivo e sublinhando outras dimensões com as quais devemos complexificar o que se passa neste setting – partindo do facto de sermos um animal social, concluímos que a aprendizagem e, em sentido mais geral, a educação, não podem ser senão relacionais; 3) exploram-se algumas consequências desta constatação, assentando nela os princípios pedagógicos que nos regem e identificando estratégias concretas para os trazer para o quotidiano da docência; 4) por último, reflete-se sobre a mudança, pensada nas dinâmicas do adaptar, do renovar e do inovar. Posicionamo-nos criticamente acerca da identificação da inovação com a tecnificação dos meios de ensino e
propomo-la como resultado espontâneo do jogo entre a investigação e o ensino/aprendizagem – jogo primordial para a identidade daquilo que entendemos como Universidade.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.