Garantia da Qualidade do Ensino Superior em Angola Do Instrumentalismo ao Socioconstrutivismo

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Tuca Manuel
Maria da Conceição Barbosa Mendes

Resumo

Este texto sintetiza reflexões em torno das dinâmicas e racionalidades subjacentes ao funcionamento do ensino superior (ES) em Angola, tendo em conta a sua prestação social face às recorrentes observações e indagações a respeito da qualidade. Parecendo ancorar‑se no cumprimento escrupuloso das leis em detrimento da sua responsabilidade social, o ES angolano questiona‑se sobre como garantir a qualidade sem extrapolar as exigências legais. As reflexões procuram gerar a compreensão sobre a formação de um indivíduo pleno adaptado às exigências do mercado de trabalho e cidadão do mundo eticamente pautado. Objetivou‑se refletir a correlação entre o paradigma instrumental e a perspetiva socioconstrutivista para a garantia da qualidade do ES, enquanto processo social. O estudo qualitativo assenta na análise documental e de conteúdo da Lei de Bases do Sistema Educativo angolano e os Estatutos da Carreira Docente Universitária e não Universitária. Os resultados indiciam a prevalência de uma abordagem instrumental do sistema de garantia da qualidade do sistema de ES em Angola.

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Como Citar
Manuel, T., & Mendes, M. da C. B. (2021). Garantia da Qualidade do Ensino Superior em Angola: Do Instrumentalismo ao Socioconstrutivismo. Educação, Sociedade & Culturas, 58, 51-70. https://doi.org/10.24840/esc.vi58.151
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Manuel, T., & Mendes, M. da C. B. (2021). Garantia da Qualidade do Ensino Superior em Angola: Do Instrumentalismo ao Socioconstrutivismo. Educação, Sociedade & Culturas, 58, 51-70. https://doi.org/10.24840/esc.vi58.151

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