Educação, liberdade e democracia: Celebrar 50 anos do 25 de Abril
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Celebrar 50 anos é escrever de memória vários pontos de interrogação aos caminhos feitos: social, político, económico, cultural. Faz meio século que Portugal colocou um ponto final em quatro décadas de ditadura fascista. As transformações ocorreram nos diferentes setores da nossa sociedade e, em alguns deles, como no da educação, procurámos compensar em poucas décadas séculos de atraso e de desinvestimento intencional. Consolidou-se uma escola pública, não já reservada a elites, mas aberta a crianças e jovens de realidades e contextos diversificados. Procurou-se garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso nos diferentes ciclos de estudos do nosso sistema de ensino. Este movimento foi acompanhado de largas expectativas sobre a escola, esperando-se que contribuísse de forma mais efetiva para a mobilidade social ascendente; para o desenvolvimento de cidadãos/ãs críticos/as e capazes de participar na sociedade; para formar pessoas para futuros mais incertos e rápidas transformações no mundo do trabalho. A história pública das escolas, nomeadamente no ensino superior, mostra caminho feito para que a educação de qualidade não esteja apenas reservada a “herdeiros”. Esse caminho tem sido feito não apenas na e através desta instituição, mas também de muitas outras da sociedade civil que têm dado realce ao papel que a educação, nas suas diferentes facetas, tem tido na promoção dos valores de Abril.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
.