“Aprendíamos de forma diferente. Em vez de estarmos a ouvir, fazíamos”. Aprendizagem através das artes numa escola básica Um estudo de caso

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Joana Louçã

Resumo

Este artigo descreve um estudo de caso sobre um projeto de uma associação artística com três turmas de uma escola básica pública da Mouraria, um bairro lisboeta. A Mouraria era, aquando da intervenção, um bairro envelhecido e empobrecido, a atravessar um processo de gentrificação que alterou a população escolar. O projeto «O Corpo na Escola» desenvolveu‑se ao longo de cinco anos e propunha sessões em que os conteúdos curriculares eram abordados a partir de uma perspetiva ativa do corpo das crianças, que se moviam para aprender. As sessões eram construídas por um grupo de artistas com as duas professoras. Nas sessões, eram usados métodos e técnicas de diferentes disciplinas artísticas e a participação das crianças era estimulada. Através da triangulação de dados gerados por observação participativa e entrevistas, discutimos as consequências do projeto para as crianças e os adultos. Este contribuiu para a aprendizagem dos alunos, criando uma ponte entre a sua cultura e a escolar. Foi particularmente importante para as que não dominavam a língua ou tinham problemas de aprendizagem. Alterou os habitus profissionais das professoras e dos artistas. No entanto, a precariedade do tecido artístico e do próprio sistema de ensino provocou o fim do projeto.

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Como Citar
Louçã, J. (2017). “Aprendíamos de forma diferente. Em vez de estarmos a ouvir, fazíamos”. Aprendizagem através das artes numa escola básica: Um estudo de caso. Educação, Sociedade & Culturas, 50, 117-134. https://doi.org/10.34626/esc.vi50.139
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Louçã, J. (2017). “Aprendíamos de forma diferente. Em vez de estarmos a ouvir, fazíamos”. Aprendizagem através das artes numa escola básica: Um estudo de caso. Educação, Sociedade & Culturas, 50, 117-134. https://doi.org/10.34626/esc.vi50.139