A Responsabilidade Social Universitária Vista Pelos/As Estudantes Entre Conceções e Práticas
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Resumo
preocupação das instituições de ensino superior com o que está para além do seu papel clássico de ensino e investigação tem raízes cimentadas no passado e uma longa tradição. Mas a ênfase na sua dimensão social e articulação comunitária tem surgido como uma preocupação central e a forma como é traduzida alvo de atenção marcada. Aos projetos de responsabilidade social universitária (RSU) é vaticinado grande potencial para serem espaços que promovam a cidadania ativa e a aquisição de competências transversais dos/as estudantes. A escassez de estudos sobre as conceções e o envolvimento de estudantes sobre e na RSU figura‑se como o ponto de partida desta investigação, que pretende explorar as conceções e experiências de estudantes em três universidades parceiras do projeto Erasmus+ ESSA: Universidade de Edimburgo, Universidade Tecnológica de Kaunas e Universidade do Porto. Partindo do conhecimento acumulado proveniente do estudo qualitativo que o precedeu, este estudo quantitativo visou aprofundar o conhecimento sobre as conceções de estudantes sobre a RSU e a forma como avaliam o envolvimento da sua universidade nesta área. Da análise emergem três conceções relevantes da RSU – direitos, transparência e impactos, e dimensão académica – e uma avaliação crítica das políticas e práticas da universidade nesta área.
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Referências
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