O processo educativo: Ensino ou aprendizagem?

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Raul Iturra

Resumo

Todo o grupo social precisa de transmitir a sua experiência acumulada no tempo à geração seguinte, como condição da sua continuidade histórica. O facto de os membros individuais do grupo estarem sempre a renovar-se, seja pela morte, seja pelo nascimento, dinamiza a necessidade de que essa experiência acumulada, que se denomina saber e existe fora do tempo individual, fique organizada numa memória que permaneça no tempo histórico. A questão está em saber se é mais útil para a reprodução do grupo que os novos reproduzam o saber; ou que entendam a necessidade dele por meio de praticar a sua utilidade. O primeiro seria ensinar o que já se tem, subordinada à letra do que já se possui como explicação da natureza e das relações entre os homens; o segundo seria aprender o processo que dinamiza as operações pelas quais a mente humana resolve uma questão cada vez uma problemática se lhe coloca.

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Como Citar
Iturra, R. (1994). O processo educativo: Ensino ou aprendizagem?. Educação, Sociedade & Culturas, 1, 20-50. https://doi.org/10.24840/esc.vi.01.1199
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Iturra, R. (1994). O processo educativo: Ensino ou aprendizagem?. Educação, Sociedade & Culturas, 1, 20-50. https://doi.org/10.24840/esc.vi.01.1199

Referências

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