Sobre a Investigação nos Programas de Formação Inicial de Professores Casos em Portugal e Inglaterra

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rita Tavares de Sousa
Amélia Lopes
Pete Boyd

Resumo

A consciência da importância da formação inicial tem crescido nos últimos anos e a formação em investigação surge como uma dimensão a investir para a qualidade da formação e do ensino. É também sabido que os contextos nacionais têm impacto na maneira como a formação inicial de professores é estruturada e, portanto, na maneira como a investigação é valorizada. Pretende‑se com
este trabalho descrever e discutir a relação que se estabelece entre a investigação e o ensino na formação inicial de professores em dois cursos, em instituições com características distintas e em dois países diferentes – Portugal e Inglaterra. Os dados foram recolhidos com estudantes e formadores/as dos dois cursos através de entrevistas individuais e de grupo, e de grupos de discussão focalizada. Os resultados permitem concluir que o valor atribuído à investigação varia de país para país e de instituição para instituição. Os dados portugueses sugerem uma perspetiva de investigação mais próxima da investigação académica e os de Inglaterra uma perspetiva mais associada à prática. Em ambos os casos surgem inquietações relativamente à visão tecnicista do ser professor/a e à presença tardia da investigação nos programas de FIP.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sousa, R. T. de, Lopes, A., & Boyd, P. . (2021). Sobre a Investigação nos Programas de Formação Inicial de Professores: Casos em Portugal e Inglaterra. Educação, Sociedade & Culturas, 58, 159-180. https://doi.org/10.24840/esc.vi58.115
Secção
OUTROS ARTIGOS

Como Citar

Sousa, R. T. de, Lopes, A., & Boyd, P. . (2021). Sobre a Investigação nos Programas de Formação Inicial de Professores: Casos em Portugal e Inglaterra. Educação, Sociedade & Culturas, 58, 159-180. https://doi.org/10.24840/esc.vi58.115

Referências

Almeida, Leandro, & Freire, Teresa (2003). Metodologia da investigação em psicologia e educação. Psiquilibrios.

Almeida, Silvia, & Lopo, Teresa T. (2015). Tendências da organização curricular da formação inicial de professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. In David Justino, Miguel Miguéns, Maria do Carmo Gregório, & Sílvia Ferreira (Eds.), Formação inicial de professores (pp. 85‑138). Conselho Nacional de Educação.

Bokdam, Johan, Van den Ende, Inge, & Broek, Simon (2014). Teaching teachers: Primary teacher training in Europe. State of affairs and outlook. European Union, Committee on Education and Culture.

Boyd, Pete (2013). Professional education: Resolving tensions around the value of different types of knowledge in teacher education and nurse education. In Amélia Lopes (Ed.), Formação inicial de professores: Identidades e ambientes (pp. 135‑152). Mais Leituras.

Braun, Virginia, & Clarke, Victoria (2013). Successful qualitative research: A practical guide for beginners. SAGE.

Buchberger, Friedrich, Campos, Bártolo P., Kallós, D., & Stephenson, J. (2000). Green paper on teacher education in Europe: High quality teacher education for high quality education and training. TNTEE.

Caena, Francesca (2014). Comparative glocal perspectives on European teacher education. European Journal of Teacher Education, 37(1), 106‑122. https://doi.org/10.1080/02619768.2013.845165

Childs, Ann, & Mender, Ian (2013). Teacher education in 21st century England, a case study in neoliberal public policy. Revista Española de Educación Comparada, 22, 93‑116. http://www.uned.es/reec/pdfs/22‑2013/22‑MO‑05_Childs&Menter.pdf

Ellis, Viv, & McNicholl, Jane (2015). Transforming teacher education: Reconfiguring the academic work. Bloomsbury.

Eurydice. (2015). The teaching profession in Europe: Practices, perceptions, and policies. Eurydice report. Publications Office of the European Union. https://eacea.ec.europa.eu/national‑policies/eurydice/content/teaching‑profession‑europe‑practices‑perceptions‑and‑policies_en

Faria, Ercília, Rodrigues, Isabel, Gregório, Maria Carmo, & Ferreira, Sílvia (2016). Formação inicial de educadores e professores e acesso à profissão (Relatório técnico). Conselho Nacional de Educação.

Fereday, Jennifer, & Muir‑Cochrane, Eimear (2006). Demonstrating rigor using thematic analysis: A hybrid approach of inductive and deductive coding and theme development. International Journal of Qualitative Methods, 5(1), 80‑92. https://doi.org/10.1177%2F160940690600500107

Flores, Maria Assunção (2017). Contributos para (re)pensar a formação de professores. In Conselho Nacional de Educação (Ed.), Lei de bases do sistema educativo: Balanço e prospetiva (Vol. II, pp. 773‑810). CNE.

Formosinho, João (2009). A academização da formação de professores. In João Formosinho (Ed.), Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente (pp. 73‑92). Porto Editora.

Fung, Dilly (2017). A connected curriculum for higher education. UCL Press.

Furlong, John (2013). Globalisation, neoliberalism, and the reform of teacher education in England. The Educational Forum, 77(1), 28‑50. https://doi.org/10.1080/00131725.2013.739017

Halcomb, Elizabeth, & Davidson, Patricia M. (2006). Is verbatim transcription of interview data always necessary?. Applied Nursing Research, 19(1), 38‑42. https://doi.org/10.1016/j.apnr.2005.06.001

Healey, Mick (2005). Linking research and teaching to benefit student learning. Journal of Geography in Higher Education, 29(2), 183‑201. https://doi.org/10.1080/03098260500130387

Healey, Mick, Flint, Abbi, & Harrington, Kathy (2014). Engagement through partnership: Students as partners in learning and teaching in higher education. The Higher Education Academy.

Korthagen, Fred, Loughran, John, & Russell, Tom (2006). Developing fundamental principles for teacher education programs and practices. Teaching and Teacher Education, 22(8), 1020‑1041. https://doi.org/10.1016/j.tate.2006.04.022

Lopes, Amélia (2014). A docência como prática: Questões de identidade e formação. In Amândio Graça, Paula Queirós, & Paula Batista (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 270‑287). FADEUP.

Lopes, Amélia, Boyd, Pete, Andrew, Nicola, & Pereira, Fátima (2014). The research‑teaching nexus in nurse and teacher education: Contributions of an ecological approach to academic identities in professional fields. Higher Education, 68(2), 167‑183. https://doi.org/10.1007/s10734‑013‑9700‑2

Lopes, Amélia, Pereira, Fátima, & Mouraz, Ana (2013). A formação inicial de profissionais de ajuda: A enfermagem e o ensino unidade e diversidade. In Amélia Lopes (Ed.) Formação inicial de professores e de enfermeiros: Identidades e ambientes (pp. 169‑180). Mais Leituras.

Lopes, Amélia, Pereira, Fátima, & Sousa, Cristina (2014). Internship and education in Portugal in the new millennium. In Javier Mora & Keith Wood (Eds.), Practical knowledge in teacher education: Approaches to teacher internship programmes (pp. 75‑89). Routledge.

Lopes, Amélia, Pereira, Fátima, Fernandes, Preciosa, Dotta, Leanete T., & Sousa, Rita T. (2016). How can teacher education fulfil its more generous intentions? Reflections concerning the pernicious effects of educational evaluation. In Anthony Montgomery & Ian Kehoe (Eds.), Reimagining the purpose of schools and educational organisations: Developing critical thinking, agency, beliefs in schools and educational organisations (pp. 207‑219). Springer.

Mouraz, Ana, Leite, Carlinda, & Fernandes, Preciosa (2012). A formação inicial de professores em Portugal decorrente do Processo de Bolonha: Uma análise a partir do “olhar” de professores e de estudantes. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46(2), 189‑209. https://doi.org/10.14195/1647‑8614_46‑2_10

Murray, Jane, Czerniawski, Gerry, & Barber, Patti (2011). Teacher educators’ identities and work in England at the beginning of the second decade of the twenty‑first century. Journal of Education for Teaching, 37(3), 261‑277. https://doi.org/10.1080/02607476.2011.588014

Musset, Pauline (2010). Initial teacher education and continuing training policies in a comparative perspective: Current practices in OECD countries and a literature review on potential effects. OECD. https://doi.org/10.1787/19939019

Nóvoa, António (2007). O regresso dos professores. In Comunicações. Conferência desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida (pp. 21‑28). Ministério da Educação.

Nóvoa, António (2009). Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In António Nóvoa, Professores: Imagens do futuro presente (pp. 25‑46). Educa.

Nóvoa, António (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106‑1133. https://doi.org/10.1590/198053144843

Pereira, Fátima, Lopes, Amélia, & Marta, Margarida (2015). Being a teacher educator: Professional identities and conceptions of professional education. Educational Research, 57(4), 451‑469. https://doi.org/10.1080/00131881.2015.1078142

Rasmussen, Jens, & Bayer, Martin (2014). Comparative study of teaching content in teacher education programmes in Canada, Denmark, Finland and Singapore. Journal of Curriculum Studies, 46(6), 798‑818. https://doi.org/10.1080/00220272.2014.927530

Ruivo, João (2015). Formar professores, melhorar a escola, mudar a sociedade. In David Justino, Miguel Miguéns, Maria do Carmo Gregório, & Sílvia Ferreira (Eds.), Formação inicial de professores (pp. 166‑175). Conselho Nacional de Educação.

Schön, Donald (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. In António Nóvoa (Ed.), Os professores e a sua formação (pp. 77‑92). Don Quixote.

Sousa, Rita T., Lopes, Amélia, & Boyd, Pete (2018). Research: An insight on how it is valued by Portuguese and English teacher educators. Teaching Education, 30(4), 393‑414. https://doi.org/10.1080/10476210.2018.1495704

Stenhouse, Lawrence (1975). An introduction to curriculum research and development. Heinemann.

Sterenberg, Gladys, O’Connor, Kevin, Donnelly, Ashlyn, & Drader, Ranee (2018). Research assistants’ experiences of co‑creating partnership learning communities for learning and teaching in higher education. International Journal for Students as Partners, 2(1), 97‑111. https://doi.org/10.15173/ijsap.v2i1.3196

Taylor, John (2008). The teaching–research nexus and the importance of context: A comparative study of England and Sweden. Compare, 38(1), 53‑69. https://doi.org/10.1080/03057920701467792

Zeichner, Kenneth, & Liston, Daniel (2014). Reflective teaching: An introduction. Routledge.

Legislação portuguesa

Decreto-Lei n.º 220/2009, de 8 de setembro de 2009. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência nos domínios de habilitação não abrangidos pelo Decreto‑Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro. https://dre.pt/pesquisa/‑/search/489254/details/maximized

Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro de 2007. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré‑escolar e nos ensinos básico e secundário. https://dre.pt/pesquisa/‑/search/517819/details/maximized

Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio de 2014. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré‑escolar e nos ensinos básico e secundário. https://dre.pt/pesquisa/‑/search/25344769/details/maximized