Prefácio ao dossier temático

Contenido principal del artículo

Sofia M. Silva
Lucie Jarkovská
Prudencia Gutiérrez Esteban

Resumen

Nas últimas décadas, o debate sobre a desigualdade de género na educação desenvolveu-se, passando a fazer parte da agenda política e de investigação dos países democráticos. Novas compreensões e perspetivas emergiram. Contudo, a igualdade de oportunidades com respeito ao género ainda não foi alcançada, especialmente se considerarmos como objectivo importante a superação de uma «cidadania da subalternidade» (Araújo, 2007: 164). Juntamente com a invisibilidade das mulheres nos currículos oficiais e os estereótipos de género nos manuais escolares, com as discussões superficiais sobre o desempenho escolar das raparigas e o desinteresse escolar dos rapazes, ou com as dificuldades enfrentadas pelas professoras para aceder a posições de tomada de decisão dentro da estrutura escolar, há uma crescente consciencialização da transversalidade da igualdade de género na educação. Podemos encontrar novos desafios impostos pelas questões de género em novos contextos e fenómenos, como a violência na escola, as múltiplas desigualdades ou os temas interculturais e migratórios. Discutir se o género ainda importa na educação é uma questão algo irónica e inevitável, à qual esta edição especial da revista Educação, Sociedade & Culturas procura responder.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalles del artículo

Sección

EDITORIAL

Cómo citar

Silva, S. M., Jarkovská, L., & Gutiérrez Esteban, P. (2012). Prefácio ao dossier temático. Educação, Sociedade & Culturas, 35, 7-10. https://doi.org/10.24840/dgdw7k78

Referencias

Araújo, Helena C. (2007). Políticas da diferença e cidadania na nossa formação. Educação, Temas e Problemas, 3(2), 159-168.

Arnot, Madeleine, & Fennell, Shailaja (2008). (Re)visiting education and development agendas: Contemporary gender research. In Madeleine Arnot & Shailaja Fennell (Eds.), Gender education and equality in a global context: Conceptual frameworks and policy perspectives (pp. 1-15). London/New York: Routledge.