Aprendendo a democracia encontrando “o outro” O potencial dos espaços públicos inclusivos na educação cívica

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Gerrit Tiefenthal
Kevin Brandt

Abstract

Face às atuais crises (económica, social e de identidade-política), as sociedades (ocidentais) enfrentam múltiplos desafios como a desintegração, a exclusão social e a polarização política. Na Alemanha, a educação cívica vê-se confrontada com um problema crescente no processamento didático destes desafios, uma vez que tem havido até agora uma falta de narrativas compatíveis e inclusivas que poderiam ser postas em posição contra estes fenómenos de divisão social. Ao criar oficinas de grupo metodicamente refletidas com cidadãos e educadores cívicos da cidade de Dortmund, o projeto de investigação ZuNaMi tenta reagir a estes desafios sociais através da reconstrução analítica de narrativas de coesão social. Será demonstrado que as discussões no âmbito dos workshops de grupo se referem a questões centrais da teoria da democracia, e que o tema da coesão social entre cidadãs/os e educadores/as cívicos/as é negociado ao longo de ideais democráticos radicais.

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Tiefenthal, G., & Brandt, K. (2022). Aprendendo a democracia encontrando “o outro”: O potencial dos espaços públicos inclusivos na educação cívica. Educação, Sociedade & Culturas, 61, 51-69. https://doi.org/10.24840/esc.vi61.437
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Tiefenthal, G., & Brandt, K. (2022). Aprendendo a democracia encontrando “o outro”: O potencial dos espaços públicos inclusivos na educação cívica. Educação, Sociedade & Culturas, 61, 51-69. https://doi.org/10.24840/esc.vi61.437

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