Um estudo sobre a legislação educacional brasileira
Main Article Content
Abstract
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) regula todo o sistema de ensino do país, a primeira é de 1961 e a atual de 1996. O presente artigo tem por objetivo discutir a educação como instrumento de mobilidade social no Brasil, nestes dois
momentos históricos distintos: o período do nacional-desenvolvimentismo, nas décadas de 1950 e 1960, e as consequências do processo de reestruturação produtiva, nas décadas de 1980 e 1990. Assim, foram analisados os textos das duas leis citadas, por meio de uma análise comparativa, de caráter qualitativo, e pôde-se constatar que há uma progressiva marcha das políticas públicas de educação para uma formação para o trabalho, de cunho privatista e meritocrata, em detrimento de uma formação integral do aluno, colocando cada vez mais a educação como via possível, se não única, de mobilidade social.
Downloads
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.