O abandono escolar precoce em Portugal Políticas e interpretações de atores

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António M. Magalhães
Helena C. Araújo
Eunice Macedo
Cristina Rocha

Abstract

Este artigo foca a emergência e desenvolvimento do abandono escolar precoce (ESL) como questão política, em Portugal, entre 2000 e o tempo atual. Considera-se a existência de três períodos  distintos, nos quais os racionais de «inclusão social», «qualidade e eficácia educativa» e «qualificação para o trabalho e para o mercado de trabalho» assumiram características e ónus diferenciados. Foram ouvidos atores educativos, em posições distintas, ao nível europeu, nacional e local. O argumento é que o desenvolvimento das políticas e medidas direcionadas ao combate ao ESL é significativamente influenciado pelas interpretações de atores/as situados/as nesses diferentes níveis.

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How to Cite
Magalhães, A. M., Araújo, H. C. ., Macedo, E. ., & Rocha, C. . (2015). O abandono escolar precoce em Portugal: Políticas e interpretações de atores. Educação, Sociedade & Culturas, 45, 97-119. https://doi.org/10.34626/esc.vi45.249
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Magalhães, A. M., Araújo, H. C. ., Macedo, E. ., & Rocha, C. . (2015). O abandono escolar precoce em Portugal: Políticas e interpretações de atores. Educação, Sociedade & Culturas, 45, 97-119. https://doi.org/10.34626/esc.vi45.249