O abandono escolar precoce em Portugal Políticas e interpretações de atores
Main Article Content
Abstract
Este artigo foca a emergência e desenvolvimento do abandono escolar precoce (ESL) como questão política, em Portugal, entre 2000 e o tempo atual. Considera-se a existência de três períodos distintos, nos quais os racionais de «inclusão social», «qualidade e eficácia educativa» e «qualificação para o trabalho e para o mercado de trabalho» assumiram características e ónus diferenciados. Foram ouvidos atores educativos, em posições distintas, ao nível europeu, nacional e local. O argumento é que o desenvolvimento das políticas e medidas direcionadas ao combate ao ESL é significativamente influenciado pelas interpretações de atores/as situados/as nesses diferentes níveis.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.