O potencial das atividades de sonorização de cinema na inclusão de crianças vulneráveis Um estudo de caso múltiplo
Main Article Content
Abstract
O ato criativo suporta a afirmação de si mesmo enquanto indivíduo singular e é, nesse sentido, um veículo de inclusão. O exercício da música em contexto escolar não está necessariamente associado ao ato criativo, pelo que a utilização da música enquanto veículo de inclusão de crianças e jovens vulneráveis merece alguma reflexão sobre os moldes em que essa utilização é feita. Entre as múltiplas possibilidades de prática musical em contexto escolar, a sonorização de cinema (construção de bandas sonoras) pode constituir um meio privilegiado para promover a libertação criativa e a afirmação individual. Para demonstrar esta possibilidade, descrevemos três experiências pedagógicas em turmas do 1º ciclo do ensino básico, oriundas de meios dominantemente desfavorecidos. Colocamos a ênfase nas metodologias adotadas em cada um dos três projetos, salientando a diversidade de
linhas de ação que é possível alcançar à luz de um mesmo ideário – um ideário assente na criação e na redescoberta de significados para o som. Reportamos dados de uma avaliação informal, feita em sala de aula, e salientamos a necessidade futura de avaliação sistemática e objetiva nesta área.
Downloads
Article Details
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.