Ensino e formação de professores na era da evidência: O caso da arte Uma entrevista com Gert Biesta por Philip Winter
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Resumo
Em julho de 2022, Gert Biesta proferiu uma palestra a convite na conferência internacional EDULOG 2022 sobre Formação de Professores: Construir uma Agenda para o Século XXI, no Porto, Portugal[1]. Na entrevista que se segue, Gert Biesta partilha as ideias-chave da sua conferência, sublinhando, em particular, que qualquer debate sobre o futuro da formação de professores deve partir de uma compreensão clara da educação e do importante papel do/a professor/a. Na sua conferência, Gert Biesta defendeu uma visão do ensino como uma arte e não como uma ciência aplicada, e fez a interessante sugestão de que o ensino deve ser visto como uma arte dupla. Isto sugere que a formação de professores que compreende que o ensino é uma arte e não a aplicação de regras e receitas precisa de trabalhar com os/as estudantes para desenvolver a sua arte de ensinar. Este futuro para a formação de professores é muito diferente da ideia de que o ensino deve ser uma profissão baseada ou informada por provas científicas do que funciona. O principal problema com esta ideia, que Biesta deixa claro nesta entrevista, é que a procura de provas do que funciona não permite compreender o que é a educação e o que envolve o trabalho do/a professor/a.
[1] Para mais informações sobre este evento, ver aqui: https://www.2022.edulog.pt
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Como Citar
Referências
Biesta, Gert (2023). Reclaiming the artistry of teaching. In Robert J. Tierney, Fazal Rizvi, & Kadriye Ercikan (Eds.), The international encyclopedia of education (4th ed., pp. 648–654). Elsevier. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-818630-5.04034-3
Biesta, Gert (2023). Reclaiming teaching for teacher education: Towards a spiral curriculum. Beijing International Review of Education, 1(2-3), 259-272. https://doi.org/10.1163/25902539-00102015
Biesta, G. (2024). Educational research and the distortion of educational practice. In Johannes Drerup, Nina Göddertz, Ruprecht Mattig, Werner Thole, & Uwe Uhlendorff (Eds.), Bildungsforschung: Erziehungswissenschaftliche Perspektiven. J. B. Metzler. https://link.springer.com/book/9783662669228