Responder e corresponder em tom menor A produção do comum em uma escola que garanta lugar para cada um

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Clarissa Nicolaiewsky
https://orcid.org/0000-0001-7710-843X
Teresa N. R. Gonçalves
https://orcid.org/0000-0003-0573-1454

Resumo

Neste artigo propomos pensar a escola como espaço público e democrático a partir de uma pesquisa de observação participante realizada em uma escola pública do Rio de Janeiro que, apelidada carinhosamente de Mariana, também assim nomeia suas trabalhadoras e trabalhadores. A construção desta comunidade Mariana é compreendida em articulação com o conceito de produção do comum como o que nos possibilita habitar o mundo e crescer com e na presença dos outros. O trabalho das Marianas nos permite pensar como esses movimentos de produção do comum se dão a partir de gestos menores capazes de realizar transgressões, produzindo, nas brechas, formas mais potentes de viver a educação. Tais questões são discutidas a partir das experiências acompanhadas, como as assembleias semanais e um projeto desenvolvido que perseguiu o cuidado de si, do outro e do planeta. É, pois, esta educação menor e seus movimentos de responder e corresponder que nos interessam.

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Como Citar
Nicolaiewsky, C., & Gonçalves, T. (2023). Responder e corresponder em tom menor: A produção do comum em uma escola que garanta lugar para cada um . Educação, Sociedade & Culturas, 65, 1-18. https://doi.org/10.24840/esc.vi65.609
Secção
DOSSIER TEMÁTICO
Biografias do Autor

Clarissa Nicolaiewsky, Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Fundamentos e Ciências da Educação, na área de Psicologia da Educação, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre e licenciada em Psicologia pela mesma instituição. Atualmente é coordenadora do Programa Movimentos Sociais, Diferenças e Educação (PROMOVIDE - FEBF/UERJ). Seus temas de interesse são práticas pedagógicas inclusivas, formação de professoras/es e as diferentes relações presentes na escola.

Teresa N. R. Gonçalves, Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutora em Educação e Sociedade pela Universidade de Sevilha. Professora do PPGE/UFRJ. Mestre em Filosofia pela Katholieke Universiteit Leuven. Licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho da Educação (GESTE). Pesquisa os seguintes temas: o trabalho da educação na contemporaneidade, teoria e filosofia da educação, formação de professores e de pesquisadores em educação, práticas de estudo na universidade e escrita acadêmica.

Como Citar

Nicolaiewsky, C., & Gonçalves, T. (2023). Responder e corresponder em tom menor: A produção do comum em uma escola que garanta lugar para cada um . Educação, Sociedade & Culturas, 65, 1-18. https://doi.org/10.24840/esc.vi65.609

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