Educação secundária e formação para o trabalho Propostas e narrativas das recentes reformas dos sistemas educacionais espanhol e brasileiro
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Resumo
Este artigo aponta aspectos da recente reforma educacional espanhola, relativos à educação secundária, que são coincidentes com orientações presentes na reforma do ensino médio brasileira, e propõe uma reflexão sobre as relações entre educação e capital. Não se trata de estudo comparativo, mas do esforço de identificação das proposições e justificativas presentes nas duas reformas que anunciam, em comum, o propósito de adequar a força de trabalho às novas demandas produtivas e laborais. Nesse processo, observa-se a participação efetiva do empresariado nas decisões sobre os sistemas educacionais. Para além dos interesses nos fundos públicos e no ajustamento da oferta formativa aos propósitos do capital, busca-se compreender intencionalidades e mecanismos presentes nas reformas, segundo os conceitos de “segmentação” e “sistematização” apresentados por Ringer e Müller. Ao investigarem o processo de implementação da educação secundária em países europeus no contexto de industrialização, os autores destacam a vinculação de sistemas educacionais aos interesses de manutenção e reprodução de classes, por meio de ofertas distintas e fragmentadas. Dos sistemas por eles estudados, destacamos o alemão, que é considerado uma referência para sistemas europeus, inclusive para o espanhol, aqui abordado.
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Como Citar
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