Sentido do saber escolar em contexto de “uberização” para o/a estudante da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi64.483

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, relação com o saber, trabalho, uberização

Resumo

A pesquisa investiga as mudanças em relação às possibilidades e expectativas do trabalho uberizado e como afetam a relação dos/as alunos/as da Educação de Jovens e Adultos com a escola. Objetiva compreender o significado da escolarização e o sentido do saber que jovens que realizam trabalhos precarizados atribuem à aprendizagem. Para tanto, analisa dados coletados em 2021, por meio de questionários e entrevistas em três escolas estaduais na cidade de São Paulo/Brasil. Os resultados indicam que a expectativa de ascensão econômica através de melhores empregos proporcionados pelo certificado de conclusão do ensino médio permanece, mas os/as estudantes também buscam empregos que satisfaçam as expectativas pessoais antes das financeiras. Conclui-se que o papel da escola de formar trabalhadores/as permanece, mas a relação com os saberes escolares vem se alterando. Foi possível identificar que as oportunidades no mercado de trabalho compõem um importante fator para a escolarização, entretanto a imagem do “bom trabalho” se relaciona a condição autônoma, pois tendem a ser mais satisfatórios para os/as jovens pelo controle que possuem do tempo.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Skrivan, G., & Silva, A. P. F. (2023). Sentido do saber escolar em contexto de “uberização” para o/a estudante da Educação de Jovens e Adultos. Educação, Sociedade & Culturas, (64), 1–20. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.483