Sentido do saber escolar em contexto de “uberização” para o/a estudante da Educação de Jovens e Adultos

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Guilherme Skrivan
https://orcid.org/0000-0003-1604-9047
Ana Paula Ferreira Silva
https://orcid.org/0000-0003-2270-5063

Resumo

A pesquisa investiga as mudanças em relação às possibilidades e expectativas do trabalho uberizado e como afetam a relação dos/as alunos/as da Educação de Jovens e Adultos com a escola. Objetiva compreender o significado da escolarização e o sentido do saber que jovens que realizam trabalhos precarizados atribuem à aprendizagem. Para tanto, analisa dados coletados em 2021, por meio de questionários e entrevistas em três escolas estaduais na cidade de São Paulo/Brasil. Os resultados indicam que a expectativa de ascensão econômica através de melhores empregos proporcionados pelo certificado de conclusão do ensino médio permanece, mas os/as estudantes também buscam empregos que satisfaçam as expectativas pessoais antes das financeiras. Conclui-se que o papel da escola de formar trabalhadores/as permanece, mas a relação com os saberes escolares vem se alterando. Foi possível identificar que as oportunidades no mercado de trabalho compõem um importante fator para a escolarização, entretanto a imagem do “bom trabalho” se relaciona a condição autônoma, pois tendem a ser mais satisfatórios para os/as jovens pelo controle que possuem do tempo.

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Como Citar
Skrivan, G., & Silva, A. P. F. (2023). Sentido do saber escolar em contexto de “uberização” para o/a estudante da Educação de Jovens e Adultos. Educação, Sociedade & Culturas, 64, 1-20. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.483
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Skrivan, G., & Silva, A. P. F. (2023). Sentido do saber escolar em contexto de “uberização” para o/a estudante da Educação de Jovens e Adultos. Educação, Sociedade & Culturas, 64, 1-20. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.483

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