Sala de aula
Espaço de "inéditos viáveis"
DOI:
https://doi.org/10.34626/esc.vi54.48Palavras-chave:
Paulo Freire, inéditos viáveis, sala de aulaResumo
Iniciando com o contraponto entre dois diferentes objetivos da escolarização – a produção de homens medíocres e a construção do homem revolucionário –, passa-se à análise de alguns procedimentos típicos – currículo e avaliação; disciplina e tempo –, controladores do fazer em sala de aula que, funcionando como rede, sempre deixam os espaços vazios, os interstícios que permitem a construção do que Paulo Freire chamou de «inéditos viáveis». Apresenta-se cinco exemplos de trabalhos na escola em que se realizaram experiências de maior ou menos abrangência: dois trabalhos de formação continuada com reflexos diretos na sala de aula, um no nordeste e outro no sul do Brasil; dois trabalhos individuais mobilizando a condução do trabalho pedagógico em sala de aula, ambos nos primeiros anos de escolaridade; e o trabalho de uma professora portuguesa que narra histórias para seus estudantes, compartilhando com eles sua própria paixão por livros e histórias.
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