Estratégias de educação ambiental no enfrentamento à emergência climática Um estudo de caso com mulheres de uma comunidade rural
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Resumo
O presente artigo apresenta um estudo de caso numa comunidade rural na região da Galiza, a partir do desenvolvimento de um projeto de educação ambiental, com vista a uma transição ecossocial de baixo carbono. Para o presente estudo de caso, foram coletadas narrativas com mulheres maiores de 65 anos, residentes na comunidade rural de Lavacolla. Com base na análise das narrativas, foi possível refletir sobre o modo como a emergência climática global se experiencia a nível local e comunitário e se interseta com desafios e experiências quotidianas das mulheres participantes. Memórias do passado são narradas e refletidas, de modo a fomentar a construção de perspectivas sobre futuros climáticos sustentáveis. Os resultados mostram o potencial de projetos assentes em atividades e dinâmicas que partem das necessidades e vivências das comunidades, com vista a processos de descarbonização de estilos de vida, fomentando a mudança individual e coletiva.
Recebido: 9/2/2022
Aceite: 13/6/2022
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