Estratégias de educação ambiental no enfrentamento à emergência climática Um estudo de caso com mulheres de uma comunidade rural

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Jacqueline Carrilho Eichenberger
Anderson Moser
Marília Toralles Campos

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso numa comunidade rural na região da Galiza, a partir do desenvolvimento de um projeto de educação ambiental, com vista a uma transição ecossocial de baixo carbono. Para o presente estudo de caso, foram coletadas narrativas com mulheres maiores de 65 anos, residentes na comunidade rural de Lavacolla. Com base na análise das narrativas, foi possível refletir sobre o modo como a emergência climática global se experiencia a nível local e comunitário e se interseta com desafios e experiências quotidianas das mulheres participantes. Memórias do passado são narradas e refletidas, de modo a fomentar a construção de perspectivas sobre futuros climáticos sustentáveis. Os resultados mostram o potencial de projetos assentes em atividades e dinâmicas que partem das necessidades e vivências das comunidades, com vista a processos de descarbonização de estilos de vida, fomentando a mudança individual e coletiva.


Recebido: 9/2/2022


Aceite: 13/6/2022

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Como Citar
Eichenberger, J. C. ., Moser, A. ., & Campos , M. T. . (2022). Estratégias de educação ambiental no enfrentamento à emergência climática: Um estudo de caso com mulheres de uma comunidade rural. Educação, Sociedade & Culturas, 62, 1-21. https://doi.org/10.24840/esc.vi62.475
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Eichenberger, J. C. ., Moser, A. ., & Campos , M. T. . (2022). Estratégias de educação ambiental no enfrentamento à emergência climática: Um estudo de caso com mulheres de uma comunidade rural. Educação, Sociedade & Culturas, 62, 1-21. https://doi.org/10.24840/esc.vi62.475

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