Cultura e educação Como operam as pedagogias culturais?

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Alcidesio Oliveira da Silva Junior
https://orcid.org/0000-0002-5536-064X

Resumo

As configurações culturais contemporâneas têm exigido um olhar atento ao pedagógico que se espalha na sociedade por meio dos artefatos culturais. Partindo do pressuposto de que modos de viver são aprendidos em instâncias da cultura, este artigo busca compreender como o conceito de pedagogia cultural, em especial pedagogia de gênero e sexualidade, se desenvolve entre pesquisadores/as do campo da Educação a partir de uma revisão sistemática de literatura centrada em dissertações de Mestrado e teses de Doutorado brasileiras entre os anos de 2011 e 2021. Ao recorrer às 42 pesquisas de Pós-Graduação em Educação no Brasil que argumentam podcasts, telenovelas, filmes, revistas, dentre outros artefatos, como pedagogias culturais, aponto para a expressiva capacidade subjetivadora que se evidencia na produção de identidades e modos de vida. As conclusões deste artigo, que debruçou-se especificamente sobre quatro pesquisas que articulam as pedagogias culturais às teorias de gênero e de sexualidade, apontam uma tendência para a abertura do que entendemos por pedagógico a partir das contribuições de Michel Foucault, notadamente inspiradas pela produção científica do sul do Brasil. Aprendemos, pois, por meio de múltiplos meios, o que acentua a necessidade de ampliação do nosso repertório teórico-metodológico na busca de novos olhares para as pedagogias.

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Como Citar
Silva Junior, A. O. da. (2023). Cultura e educação: Como operam as pedagogias culturais?. Educação, Sociedade & Culturas, 64. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.468
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Silva Junior, A. O. da. (2023). Cultura e educação: Como operam as pedagogias culturais?. Educação, Sociedade & Culturas, 64. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.468

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