Cultura e educação Como operam as pedagogias culturais?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As configurações culturais contemporâneas têm exigido um olhar atento ao pedagógico que se espalha na sociedade por meio dos artefatos culturais. Partindo do pressuposto de que modos de viver são aprendidos em instâncias da cultura, este artigo busca compreender como o conceito de pedagogia cultural, em especial pedagogia de gênero e sexualidade, se desenvolve entre pesquisadores/as do campo da Educação a partir de uma revisão sistemática de literatura centrada em dissertações de Mestrado e teses de Doutorado brasileiras entre os anos de 2011 e 2021. Ao recorrer às 42 pesquisas de Pós-Graduação em Educação no Brasil que argumentam podcasts, telenovelas, filmes, revistas, dentre outros artefatos, como pedagogias culturais, aponto para a expressiva capacidade subjetivadora que se evidencia na produção de identidades e modos de vida. As conclusões deste artigo, que debruçou-se especificamente sobre quatro pesquisas que articulam as pedagogias culturais às teorias de gênero e de sexualidade, apontam uma tendência para a abertura do que entendemos por pedagógico a partir das contribuições de Michel Foucault, notadamente inspiradas pela produção científica do sul do Brasil. Aprendemos, pois, por meio de múltiplos meios, o que acentua a necessidade de ampliação do nosso repertório teórico-metodológico na busca de novos olhares para as pedagogias.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
Andrade, Paula D. (2016). Pedagogias culturais: Uma cartografia das (re)invenções do conceito [Tese de doutoramento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME – Repositório Digital da UFRGS. https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/143723
Andrade, Regis (2002). Brasil: A economia do capitalismo selvagem. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 57, 5-32. https://doi.org/10.1590/S0102-64452002000200002
Bardin, Laurence (1977). Análise de conteúdo. Edições 70.
Camozzato, Viviane C. (2012). Da pedagogia às pedagogias: Formas, ênfases e transformações [Tese de doutoramento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME – Repositório digital da UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/49809
Cevasco, Maria E. (2003). Dez lições sobre estudos culturais. Boitempo.
Costa, Marisa V. (2011). Estudos culturais em educação: Um panorama. In Rosa Silveira (Ed.), Cultura, poder e educação: Um debate sobre estudos culturais em educação (pp. 103-116). ULBRA.
Donato, Helena, & Donato, Mariana (2019). Etapas na condução de uma revisão sistemática. Revista Científica da Ordem dos Médicos, 32(3) 227-235. https://doi.org/10.20344/amp.11923
Ferreira, Douglas (2016). As culturas do jiu-jitsu e a produção de corpos e de masculinidades “cascas-grossas” [Dissertação de mestrado, Universidade Luterana do Brasil]. ULBRA Canoas. https://servicos.ulbra.br/BIBLIO/PPGEDUM219.pdf
Fischer, Rosa B. (1996). Adolescência em discurso: Mídia e produção de subjetividade [Tese de doutoramento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME – Repositório Digital da UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10281
Fischer, Rosa B. (1998). O estatuto pedagógico da mídia: Questões de análise. Educação & Realidade, 22(2), 59-80. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71363
Fischer, Rosa B. (2001). Mídia e educação da mulher: Uma discussão teórica sobre modos de enunciar o feminino na TV. Revista Estudos Feministas, 9(2), 586-599. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200015
Foucault, Michel (1995). O sujeito e o poder. In Hubert Dreyfus, & Paul Rabinow (Eds.), Michel Foucault, uma trajetória filosófica: Para além do estruturalismo e da hermenêutica (pp. 231-249). Forense Universitária.
Foucault, Michel (1998). História da sexualidade I: A vontade de saber. Graal.
Foucault, Michel (2014). Vigiar e punir: Nascimento da prisão. Vozes.
Frigotto, Gaudêncio, & Ferreira, Sonia M. (2019). Cultura autoritária, ultraconservadorismo, fundamentalismo religioso e o controle ideológico da educação básica pública. Trabalho necessário, 17(32), 88-113. https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28304
Galvão, Taís F., & Pereira, Mauricio G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: Passos para a sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(1), 183-184. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018
Gandin, Luís A., Paraskeva, João M., & Hypolito, Álvaro M. (2002). Mapeando a [complexa] produção teórica educacional: Entrevista com Tomaz Tadeu da Silva. Currículo Sem Fronteiras, 2(1), 5-14. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol2iss1articles/tomaz.htm
Gil, Antonio C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.
Giroux, Henry (2012). Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In Tomaz T. Silva (Ed.), Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais da educação (pp. 129-154). Vozes.
Grossberg, Lawrence (2015). Lutando com anjos: Os estudos culturais em tempos sombrios. Matrizes, 9(2), 13-46. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9.i2
Lavor Filho, Tadeu, Rocha, Gabriel, Nunes, Larissa, Holanda, Rochelly, Benício, Luís F., Chaves, Ítalo, Pereira, Helena, & Miranda, Luciana (2021). Responsabilidade social da universidade (RSU) no Brasil: Uma revisão sistemática. Educação, Sociedade & Culturas, 58, 11-31. https://doi.org/10.24840/esc.vi58.149
Louro, Guacira L. (2001). Pedagogias da sexualidade. In Guacira L. Louro (Ed.), O corpo educado: Pedagogias da sexualidade (pp. 7-34). Autêntica.
Maknamara, Marlécio (2011). Currículo, gênero e nordestinidade: O que ensina o forró eletrônico? [Tese de doutoramento, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório UFMG. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-8MSFEF
Maknamara, Marlécio (2020). Quando artefatos culturais fazem-se currículos e produzem sujeitos. Reflexão e Ação, 27(1), 4-18. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14189
Marques, Cláudia S. (2020). Fala que eu te escuto: O Canal Mamilos de podcast ensinando sobre maternidade [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME - Repositório Digital da UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/218424
Mattelart, Armand, & Neveu, Érik (2004). Introdução aos estudos culturais. Parábola.
Ohe, Ana P. (2020). Representações sobre o feminino em sequências fílmicas de animações [Tese de doutoramento, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12323?show=full
Santos, Ana R. (2011). Trabalho e maternidade: Regularidades enunciativas do discurso da feminilidade no currículo do EJA e no currículo cultural da telenovela [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. ATTENA - Repositório Digital da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4186
Silva Junior, Alcidesio (2020) “Deu match no Tinder!”: Aplicativo virtual de paquera como pedagogia cultural [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19971
Silva Junior, Alcidesio, & Mesquita, Rui M. (2018). Cinema e educação: Uma experiência com a Dona da Liberdade. Experiência. Revista Científica de Extensão, 4(2), 59-68. https://doi.org/10.5902/2447115138558
Silva, Tomaz T. (1995). Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. In Tomaz T. Silva & Antônio F. Barbosa (Eds.), Territórios constestados: O currículo e os novos mapas políticos e culturais (pp. 184-202). Vozes.
Silva, Tomaz T. (2012). Currículo e identidade social: Territórios contestados. In Tomaz T. Silva (Ed.), Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação (pp. 185-202). Vozes.
Silva, Tomaz T. da (2017). Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Autêntica.
Veiga-Neto, Alfredo (1995). Michel Foucault e educação: Há algo de novo sob o sol? In Alfredo Veiga-Neto (Ed.), Crítica pós-estruturalista e educação (pp. 9-56). Sulina.
Veiga-Neto, Alfredo (2004). Michel Foucault e os estudos culturais. In Marisa V. Costa & Alfredo Veiga-Neto (Eds.), Estudos culturais em educação: Mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... (pp. 37-69). UFRGS.
Williams, Raymond (1992). Cultura. Paz e Terra.