Gestão pública e governança

A relação heterárquica entre o público e o privado na educação profissional brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi64.464

Palavras-chave:

políticas educacionais, Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe, educação profissional, Ensino Médio

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar o efeito das relações heterárquicas entre o público e o privado nas políticas educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica brasileira a partir das recomendações do Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe. Para isso, utilizamos como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético com enfoque qualitativo e a análise documental associada à análise de redes sociais. Os organismos internacionais como a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas possuem papel preponderante na formulação de políticas educacionais no mundo capitalista globalizado sob a ótica neoliberal e pautada na Nova Gestão Pública. Fica evidente o caráter de organização do Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe em redes, em uma disposição heterárquica, que engloba diferentes setores sociais, com possibilidade de atuar na gestão do poder para além da divisão entre organizações públicas e privadas, quer seja em âmbito local, regional ou global. No Brasil, o documento revela o alinhamento das reformas educacionais do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular ao School Business.

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Biografias Autor

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGEe). Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas (Coordenadora do Setor Serviços Sociais e Benefícios e Gerencia de Atenção ao Aluno). Na atual gestão do PPGEdu compõe a Comissão Proex. Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Políticas de Currículo, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional, Evasão Escolar e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) da Universidade do Porto, Portugal, Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos), Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE), integra o Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, membro do Comitê Científico da Casa Leiria e da Revista Angolana de Ciências. Orcid https://orcid.org/0000-0002-0630-3649

Ruy D'Oliveira Lima, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Pós-Doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS com pesquisa sobre Organismos Multilaterais e suas Influências na Educação Latino Americana, Caribenha e Brasileira. Doutor em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Defesa da tese: O TAO do PRELAC e as Recomendações Para Políticas Educacionais de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica - 2002 a 2017; Mestre em Teologia com ênfase em Educação Comunitária Para a Infância e Adolescência pela Escola Superior de Teologia - EST. Defesa da Dissertação: A Presença das Religiões na EMARC de Valença. Especialização Lato Senso em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Trabalho final, artigo: Crítica à Moral Cristão Vigente e Suas Influências na Formação do Pedagogo, em Nietzsche Graduado em Pedagogia Aplicada a Escola e à Empresa pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Graduado em Filosofia pela Faculdades Católica Ortodoxa Sedes Sapientiam - FACOSS. Docente Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Área de interesse em pesquisa: Organismos Multilaterais; Políticas Públicas, Análise de Redes Sociais - ARS; Desigualdades Sociais; Filosofia da Libertação. Membro dos Grupos de Pesquisa Políticas Públicas Gestão Educacional e Escolar - PPGEe e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas para Educação Superior - geppes. Membro da Associação Brasileira de prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior - ABAPEVE. Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano.

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-doutorado em Educação (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutorado em Educação (2018) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestrado em Educação (2013), Especialização em Supervisão Educacional (2013), Especialização em Orientação Educacional (2011), Graduação em História (2008) pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Graduando em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Escolar, Educação do Campo, Memória, História Oral e Ensino de História. Membro da Rede Temática Internacional de Investigação de Educação Rural (RIER). Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (POVO DE CLIO/UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional/Escolar (PPGEe/UNISINOS). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro da Associação Nacional de História (ANPUH). Membro da Associação Brasileira de História Oral (ABHO). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Atualmente faz Pós-doutorado em Educação e é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). E-mail: darcielpasinato1986@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0003-4167-2025.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Fritsch, R., Lima, R. D., & Pasinato, D. (2023). Gestão pública e governança: A relação heterárquica entre o público e o privado na educação profissional brasileira. Educação, Sociedade & Culturas, (64), 1–19. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.464