Conselhos escolares e a participação na gestão democrática Estudo de uma rede municipal de ensino

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Carla Lima
Flávia Camargo
Andrea Waldhelm

Resumo

Os conselhos escolares implementados nas escolas públicas brasileiras discutem os interesses públicos e comunitários das unidades de ensino e têm favorecido a participação de grupos socialmente heterogêneos e representativos dos segmentos da escola na gestão democrática. Nesta perspectiva, a pesquisa tem por objetivo compreender de que forma os/as diretores/as escolares têm contribuído para a efetivação da participação dos/as conselheiros/as na gestão democrática das escolas públicas da rede municipal de Macaé, à luz de estudos do campo da gestão escolar e sociologia da educação. Trata-se de uma investigação quantitativa com base em um questionário aplicado aos/às diretores/as municipais. A análise dos resultados aponta que há o exercício democrático de consulta ao conselho escolar, mas existe certo desconhecimento no que concerne às suas atribuições. Ademais, a participação é limitada pelo/a diretor/a escolar ao não potencializar distintas vozes, partilha na tomada de decisão coletiva e democrática, tendo a deliberação um lugar periférico nos conselhos escolares de Macaé.


 


Recebido: 15/5/2021


Aceite: 20/10/2021

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Como Citar
Lima, C., Camargo, F. ., & Waldhelm, A. (2022). Conselhos escolares e a participação na gestão democrática: Estudo de uma rede municipal de ensino. Educação, Sociedade & Culturas, 61, 113-135. https://doi.org/10.24840/esc.vi61.436
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Lima, C., Camargo, F. ., & Waldhelm, A. (2022). Conselhos escolares e a participação na gestão democrática: Estudo de uma rede municipal de ensino. Educação, Sociedade & Culturas, 61, 113-135. https://doi.org/10.24840/esc.vi61.436

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