“Todos nós temos um bocadinho de ativismo”
Experiências de participação de jovens na Greve Climática Estudantil
DOI:
https://doi.org/10.24840/esc.vi61.434Palavras-chave:
participação de jovens, ciddadania, ativismo, investigação participativaResumo
O presente artigo tem como objetivo trazer ao palco do debate direitos de cidadania ativista de jovens. Para isso, apresenta argumentos que desmontam pressupostos que desconsideram e desqualificam as pessoas jovens, sobretudo as menores de 18 anos, enquanto cidadãs ativas e capazes de se envolver em causas comuns, criar propostas e participar em processos de tomada de decisão. O cenário é o de uma investigação participativa com base em métodos artísticos e orientada para a ação, em que jovens entre os 14 e os 17 anos do grupo de pesquisa participaram na Greve Climática Estudantil que aconteceu no Porto em maio e setembro de 2019. Desencadeada pela jovem ativista Greta Thunberg, esta mobilização internacional de jovens pela justiça ambiental e social foi um dos palcos onde foram observadas e analisadas práticas participativas do grupo. Esta experiência evidenciou desejos de liberdade e a necessidade destas pessoas jovens se expressarem, serem vistas, ouvidas e consideradas na gestão de assuntos que as afetam direta ou indiretamente, portanto, de exercerem cidadania. Simultaneamente, revelou-se a necessidade de compreensão das limitações às estruturas de acesso e oportunidade de participação como exercício de cidadania, do reconhecimento de formas e contextos plurais de expressão e participação jovem.
Recebido: 14/5/2021
Aceite: 6/12/2021
Downloads
Referências
Amado, João (2017). Manual de investigação qualitativa em educação (3.a ed.). Imprensa da Universidade de Coimbra.
Araujo, Helena C. (2007). Cidadania na sua polifonia: Debates nos estudos de educacao feministas. Educação,Sociedade & Culturas, 25, 83-116.
Briggs, Jaqueline (2017). Young people and political participation: Teen players. Palgrave Macmillan.
Brites, Maria Jose, Jorge, Ana, & Santos, Silvio C. (2015). Metodologias participativas: Os media e a educação.Livros LabCom.
Christensen, Ann-Dorte, & Jensen, Sune Q. (2012). Doing intersectional analysis: Methodological implications for qualitative research. NORA – Nordic Journal of Feminist and Gender Research, 20(2), 109-125. https://doi.org/10.1080/08038740.2012.673505
Corsaro, William (2017). The sociology of childhood. SAGE.
Cremin, Hillary, Mason, Caroline, & Busher, Hugh (2011). Problematising pupil voice using visual methods: Findings from a study of engaged and disaffected pupils in an urban secondary school. British Education Research Journal, 37(4), 585-603. https://doi.org/10.1080/01411926.2010.482977
Cutter-Mackenzie, Amy, & Rousell, David (2019). Education for what? Shaping the field of climate change education with children and young people as co-researchers. Children’s Geographies, 17(1), 90-104. https://doi.org/10.1080/14733285.2018.1467556
Fagan, Adam, & Sircar, Indraneel (2019). Activist citizenship in Southeast Europe. Routledge.
Faria, Alexandra, Ferreira, Celia, & Rocha, Eugenia (2013). Monitorização social do Porto 2013. Direcao Municipal do Urbanismo – Camara Municipal do Porto.
Freire, Paulo (2014). Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra. (Publicacao original em 1992)
Gaitan, Lourdes, & Liebel, Manfred (2011). Ciudadanía y derechos de participación de los niños. Univ. Pontificia de Comillas; Ed. Sintesis.
Garcia, Ana, Macedo, Eunice, & Queiros, João (2019). Roteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: Como pessoas jovens (re)criam cidadania? Praxis Educativa, 14(3), 1230-1250. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.023
Grover, Sonja (2004). Why don’t they listen to us? On giving power and voice to the children participating in social research. Childhood, 11(1), 81-93. https://doi.org/10.1177/0907568204040186
Guerra, Paula, Rodrigues, Marta, Sousa, Sofia, & Saraiva, Rui (2017). O outro lado da cidade: Dinamicas de apropriacao de espacos residenciais perifericos. Filosofia – Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 34(2017), 113-132. http://dx.doi.org/10.21747/21836892/fil34a7
Hancock, Ange-Marie (2007). Intersectionality as a normative and empirical paradigm. Politics & Gender, 3(2), 248-254. https://doi.org/10.1017/S1743923X07000062
Harris, Anita, Wyn, Johanna, & Younes, Salem (2010). Beyond apathetic or activist youth: ‘Ordinary’ young people and contemporary forms of participation. Young, 1(18), 9-32. https://doi.org/10.1177/110330880901800103
Isin, Engin (2009). Citizenship in flux: The figure of the activist citizen. Subjectivity, 29, 367-388. https://doi.org/10.1057/sub.2009.25
Joyce, Mary (2014). Activism success: A concept explication. University of Washington.
Kellett, Mary (2009). Children as researchers: What we can learn from them about the impact of poverty on literacy opportunities? International Journal of Inclusive Education, 13(4), 395-408. https://doi.org/10.1080/10236240802106606
Kellett, Mary (2011). Empowering children and young people as researchers: Overcoming barriers and building capacity. Child Indicators Research, 4, 205-219. https://doi.org/10.1007/s12187-010-9103-1
Lister, Ruth (2002). Cidadania: Um desafio e uma oportunidade para as feministas. Ex-æquo, 7, 165-178. https://exaequo.apem-estudos.org/artigo/cidadania-um-desafio-e-uma-oportunidade-para-as-feministas
Lister, Ruth (2003). Citizenship: Feminist perspectives (2.a ed.). Palgrave Macmillan.
Macedo, Eunice (2009). Cidadania em confronto: Educação de jovens elites em tempo de globalização. Legis Editora.
Macedo, Eunice (2018). Vozes jovens entre experiência e desejo: Cidadania educacional e outras construções. Edicoes Afrontamento.
Macedo, Eunice, & Araujo, Helena C. (2011). Cidadania e vozes jovens em educacao. Indagatio Didactica, 3(1), 180-195. https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4564
Macedo, Eunice, Santos, Sofia, Doroftei, Alexandra, Araujo, Helena, & Nada, Cosmin (2020). Young people insights on their participation in educational measures in Northern Portugal: Between challenges and opportunities. Educatio Siglo XXI, 38(2), 131-152. https://doi.org/10.6018/educatio.414711
Machado, Idalina, & Melo, Sara (2020). (Re)Inventar a intervenção social em contexto de pandemia (vol. 4). Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Madeira, Rosa (2013). A participacao das criancas na esfera publica: A desigualdade social como desafio. REDITEIA, 46, 147-165. https://www.eapn.pt/publicacao/174/rediteia-46-2013-bem-estar-infantil
Marsh, David, O’Toole, Therese, & Jones, Su (2007). Young people and politics in the UK: Apathy or alienation? Palgrave Macmillan.
Marzana, Daniela, Marta, Elena, & Pozzi, Maura (2012). Social action in young adults: Voluntary and political engagement. Journal of Adolescence, 35(3), 497-507. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2011.08.013
Menezes, Isabel (2014). Fazer politica por outros meios? In Eunice Macedo (Coord.), Fazer educação, fazer política: Linguagem, resistência e ação (pp. 19-36). Legis.
Mitchell, Claudia, Lange, Naydene, & Moletsane, Relebohile (2017). Participatory visual methodologies: Social change, community and policy. SAGE.
Morrell, Ernest (2004). Becoming critical researchers: Literacy and empowerment for urban youth. Peter Lang.
Norris, Pippa (2002). Democratic phoenix: Reinventing political activism. Cambridge University Press.
Nussbaum, Martha (2014). Educação e justiça social. Edicoes Pedago.
Pinter, Annamaria, & Zandian, Samaneh (2015). “I thought it would be tiny little one phrase that we said, in a huge big pile of papers”: Children’s reflections on their involvement in participatory research. Qualitative Research, 15(2), 235-250. https://doi.org/10.1177/1468794112465637
Plummer, Kenneth (2003). Intimate citizenship: Private decisions and public dialogues. University of Washington Press.
Queiros, Joao (2019). Aleixo: Génese, (des)estruturação e desaparecimento de um bairro do Porto [1969-2019]. Edicoes Afrontamento.
Ribeiro, Norberto, Neves, Tiago, & Menezes, Isabel (2016). Participacao civica e política de jovens imigrantes e portugueses. Análise Social, 51(4), 822-849. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_221_art03.pdf
Sarmento, Manuel (2018). Infancia e cidade: Restricoes e possibilidades. Educação, 41(2), 232-240. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.31317
Schafer, Nadine, & Yarwood, Richard (2008). Involving young people as researchers: Uncovering multiple power relationsamong youths. Children’s Geographies, 6(2), 21-135. https://doi.org/10.1080/14733280801963003
Silva, Manuel, Baptista, Luis, Ribeiro, Fernando, Felizes, Joel, & Vasconcelos, Ana Maria (2020). Espaço urbano e habitação básica como primeiro direito. Edicoes Humus.
Silva, Sofia M. (2010). Da casa da juventude aos confins do mundo: Etnografia de fragilidades, medos e estratégias juvenis. Edicoes Afrontamento.
Stoer, Stephen, & Magalhaes, Antonio (2005). A diferença somos nós: A gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais. Edicoes Afrontamento.
Tonon, Graciela (2012). Young people’s quality of life and construction of citizenship. Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-2996-4
Young, Iris M. (2002). Inclusion and democracy. Oxford University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.