Pública, democrática e plural

Consolidação de um ambiente de participação horizontal na universidade

Autores

  • Simone Amorim CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão, ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
  • Taísa Oliveira CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi61.433

Palavras-chave:

diversidade, integração, autonomia, governança, juventudes

Resumo

O artigo apresenta o Conselho de Representantes (CR) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o objetivo de compreender o seu papel na consolidação de um canal regular de escuta do corpo discente, que promova o exercício democrático na universidade, a partir da inclusão de um ator estratégico: o/a estudante. O CR é um dos órgãos centrais da governança da faculdade e a ele são atribuídas funções vitais ao ambiente universitário, tais como: a aprovação de plano anual de atividades, o orçamento e o aumento ou redução no valor das propinas. O artigo apresenta duas visões que, ao detalhar o referido órgão, nos permitiram discutir em que medida a  universidade estimula a consolidação de um ambiente democrático e questionador que consiga extrapolar a atuação cívica do seu corpo discente para uma participação crítica na sociedade. No que concerne ao design deste estudo de caso, optou-se pelo uso de metodologias qualitativas, por meio de entrevistas semi-diretivas em profundidade, a partir da escolha aleatória de duas estudantes de Licenciatura em Sociologia, e de três representantes dos/as estudantes no CR. Procurou-se, dessa forma, compreender os desafios à consolidação de um ambiente participativo na universidade a partir dos discursos de quem vivencia a instituição de dentro de sua estrutura.

 

Recebido: 10/5/2021

Aceite: 15/9/2021

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

Amorim, S., & Oliveira, T. . (2022). Pública, democrática e plural: Consolidação de um ambiente de participação horizontal na universidade. Educação, Sociedade & Culturas, (61), 9–29. https://doi.org/10.24840/esc.vi61.433