Tendências da interculturalidade Contribuições para formação de professores
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Resumo
Trata-se de uma pesquisa sistemática da literatura, tendo como temática a interculturalidade sob a perspectiva de formação de professores da educação básica, no contexto nacional brasileiro. Os artigos foram identificados pelos mecanismos de busca do repositório digital LUME, no portal de periódicos CAPES e na plataforma SCIELO, sem escala temporal, local ou linguística. Pretende-se analisar criticamente as tendências das pesquisas acerca da interculturalidade, trazendo contribuições para o campo da formação de professores. Na sistematização, identificou-se 213 artigos publicados entre os anos 2007-2020, sendo selecionados 10 artigos, por tratarem especificamente do tema. A análise crítica dos artigos nos permitiu identificar lacunas nos currículos de formação dos professores no que diz respeito ao interesse e a incorporação da interculturalidade. Acerca das tendências, evidenciam-se aquelas centradas na práxis pedagógica voltadas para um pensamento crítico com reflexão da ação docente. Como contribuições, ressaltamos que este estudo contribui para uma cultura educativa mais democrática.
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