Aprender a ensinar gramática com abordagens inovadoras Uma experiência de flexibilidade curricular no ensino superior

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Sónia Valente Rodrigues
Purificação Silvano

Resumo

A unidade curricular Oficina de Gramática da Língua Portuguesa (OGLP) prepara futuros professores para o ensino da gramática nos níveis de escolaridade obrigatória. Rompendo com as limitações naturais de práticas pedagógicas cristalizadas, o trabalho pedagógico da OGLP tem procurado operacionalizar uma «conceção isomórfica de formação como projeto» (Formosinho & Niza, 2009: 123), tendo em vista a preparação de professores para um paradigma de ensino-aprendizagem baseado em competências, com autonomia para responder aos desafios pedagógico-didáticos atuais e futuros. A especificidade do seu objeto de trabalho e das suas finalidades legitimam a implementação de dinâmicas de trabalho associadas ao problem-based learning. Neste artigo, descreve-se o modelo pedagógico na base do funcionamento desta unidade curricular da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, focando os tópicos seguintes: a descrição, justificação e fases de operacionalização da estratégia pedagógica, a coordenação dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação, o esforço requerido aos estudantes em relação ao número de ECT, as componentes de inovação pedagógica, os resultados obtidos e o desenvolvimento científico realizado até ao momento.

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Como Citar
Rodrigues, S. V., & Silvano, P. (2019). Aprender a ensinar gramática com abordagens inovadoras: Uma experiência de flexibilidade curricular no ensino superior. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 89-109. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.40
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Rodrigues, S. V., & Silvano, P. (2019). Aprender a ensinar gramática com abordagens inovadoras: Uma experiência de flexibilidade curricular no ensino superior. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 89-109. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.40