Aprender a ensinar gramática com abordagens inovadoras Uma experiência de flexibilidade curricular no ensino superior
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A unidade curricular Oficina de Gramática da Língua Portuguesa (OGLP) prepara futuros professores para o ensino da gramática nos níveis de escolaridade obrigatória. Rompendo com as limitações naturais de práticas pedagógicas cristalizadas, o trabalho pedagógico da OGLP tem procurado operacionalizar uma «conceção isomórfica de formação como projeto» (Formosinho & Niza, 2009: 123), tendo em vista a preparação de professores para um paradigma de ensino-aprendizagem baseado em competências, com autonomia para responder aos desafios pedagógico-didáticos atuais e futuros. A especificidade do seu objeto de trabalho e das suas finalidades legitimam a implementação de dinâmicas de trabalho associadas ao problem-based learning. Neste artigo, descreve-se o modelo pedagógico na base do funcionamento desta unidade curricular da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, focando os tópicos seguintes: a descrição, justificação e fases de operacionalização da estratégia pedagógica, a coordenação dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação, o esforço requerido aos estudantes em relação ao número de ECT, as componentes de inovação pedagógica, os resultados obtidos e o desenvolvimento científico realizado até ao momento.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.