Didática da economia e contabilidade na formação inicial de professores Revisão de literatura
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Partindo do pressuposto que a investigação, a formação e o ensino devem constituir-se como um processo interdependente e indissociável, o presente artigo pretende evidenciar a necessidade de incrementar a investigação nas áreas da Didática da Economia e da Contabilidade como domínios epistemológicos emergentes, para um ensino mais eficaz dos futuros professores. O estudo teve como objetivo efetuar um levantamento sobre a investigação efetuada nestas áreas, através da realização de uma revisão sistemática de literatura sobre estas duas Didáticas específicas, em língua portuguesa, inglesa e espanhola/castelhano; e da apresentação do caso do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade em Portugal. As disciplinas de Didática da Economia e Didática da Contabilidade são fundamentais na formação dos futuros professores destas áreas, particularmente no ensino secundário, pretendendo-se contribuir para uma reflexão sobre o ensino da Economia e da Contabilidade na formação inicial de professores. Conclui-se sobre a importância da criação de conhecimento através da investigação acerca das didáticas específicas, a diversos níveis e atendendo a variadas questões, designadamente no que respeita aos conteúdos, ao currículo, às metodologias de ensino e de avaliação, à integração das tecnologias digitais, aos estudantes e às próprias instituições.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.