Didática da economia e contabilidade na formação inicial de professores Revisão de literatura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Luísa Rodrigues

Resumo

Partindo do pressuposto que a investigação, a formação e o ensino devem constituir-se como um processo interdependente e indissociável, o presente artigo pretende evidenciar a necessidade de incrementar a investigação nas áreas da Didática da Economia e da Contabilidade como domínios epistemológicos emergentes, para um ensino mais eficaz dos futuros professores. O estudo teve como objetivo efetuar um levantamento sobre a investigação efetuada nestas áreas, através da realização de uma revisão sistemática de literatura sobre estas duas Didáticas específicas, em língua portuguesa, inglesa e espanhola/castelhano; e da apresentação do caso do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade em Portugal. As disciplinas de Didática da Economia e Didática da Contabilidade são fundamentais na formação dos futuros professores destas áreas, particularmente no ensino secundário, pretendendo-se contribuir para uma reflexão sobre o ensino da Economia e da Contabilidade na formação inicial de professores. Conclui-se sobre a importância da criação de conhecimento através da investigação acerca das didáticas específicas, a diversos níveis e atendendo a variadas questões, designadamente no que respeita aos conteúdos, ao currículo, às metodologias de ensino e de avaliação, à integração das tecnologias digitais, aos estudantes e às próprias instituições.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rodrigues, A. L. . (2019). Didática da economia e contabilidade na formação inicial de professores: Revisão de literatura. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 53-72. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.38
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Rodrigues, A. L. . (2019). Didática da economia e contabilidade na formação inicial de professores: Revisão de literatura. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 53-72. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.38