Entre o TDAH e o aprimoramento cognitivo

Reflexões sobre a medicalização do mau desempenho escolar

Autores

  • Cristiana de Siqueira Gonçalves Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil
  • Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi60.361

Palavras-chave:

TDAH, aprimoramento cognitivo, cloridrato de metilfenidato, ritalina

Resumo

O presente artigo visa desdobrar as controvérsias do diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e de seu tratamento medicamentoso através do cloridrato de metilfenidato. Controvérsias relacionadas à demanda por assistência médica que, advindas da escola e/ou dos pais diante de dificuldades no âmbito escolar, nos fazem questionar se estaríamos medicalizando o mau desempenho escolar. São controvérsias alimentadas pelo aumento no número de diagnósticos e pelo modo de prescrição do cloridrato de metilfenidato, que apontam para uma busca que diz respeito ao aprimoramento da performance escolar, mais do que ao tratamento de uma patologia. E que também estão vinculadas ao contexto atual e suas exigências por bons resultados e competitividade que, articuladas ao individualismo, põe sobre os pais a responsabilidade por gerir esse indivíduo produtivo desde a infância, fazendo do consumo de medicamentos um meio de responder a essas exigências. Tais aspectos evidenciam uma rede que ainda está em debate, em negociação e que pode ser seguida. Nesse sentido, consideramos importante seguir as práticas de psiquiatras, da indústria farmacêutica e da mídia na performação desse campo, assim como dos pais e da escola. Práticas que, postas em debate, podem ser diferentes, possibilitando a construção de outros futuros.

 

Recebido: 16/07/2020
Aceite: 25/11/2020

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Biografias Autor

Cristiana de Siqueira Gonçalves , Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa "Cultura Contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia" (CNPq).

Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro, Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas - Matriz (1989) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professora Titular da UFRJ. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) do Instituto de Psicologia da UFRJ, onde integra a linha de pesquisa Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos, com ênfase nos tema de produção de: subjetividade, tecnologias e vigilância, a partir dos referencias da Teoria Ator-Rede. É líder do Grupo de Pesquisa "Cultura Contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia" (CNPq).

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Gonçalves , C. de S. ., & Pedro, R. M. L. R. . (2021). Entre o TDAH e o aprimoramento cognitivo: Reflexões sobre a medicalização do mau desempenho escolar. Educação, Sociedade & Culturas, (60). https://doi.org/10.24840/esc.vi60.361

Edição

Secção

ARTIGOS