Editorial

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Preciosa Fernandes
Carlinda Leite
Paulo Marinho
Javier Murillo
Sofia Marques da Silva

Resumo


A pandemia Covid-19, e a consequente exigência de isolamento social, causou efeitos avassaladores em todo o mundo e em todas as áreas da sociedade. No campo da educação, de acordo com relatórios da UNESCO (2020), mais de 1,5 bilhões de estudantes foram afetados/as pelo encerramento de escolas e universidades. Foi a maior interrupção na história da educação escolar (Engzell et al., 2020) e o recurso às tecnologias digitais tornou-se essencial para enfrentar as emergências da pandemia. Com o compromisso de manter as atividades educacionais durante o período de isolamento social, os sistemas e as instituições educativas viram-se obrigados a uma transição digital hiperacelerada, apoiada nos recursos e plataformas digitais existentes e que reconfiguraram os espaços e tempos de ensino-aprendizagem-avaliação. Este ambiente educacional virtual, que tem sido designado por ensino remoto contingencial, tornou visível e até acentuou desigualdades sociais pré-existentes ao contexto pandémico (Beaunoyer et al., 2020), nomeadamente ao nível do acesso à Internet, da existência de computadores necessários para uma educaçãoon-line, de ambientes adequados para a aprendizagem, assim como apoio familiar (Schleicher, 2020). Como tem sido denunciado, estas situações acarretaram impactos substanciais nas aprendizagens das crianças e jovens (Kuhfeld et al., 2020), favorecendo o abandono escolar e agravando os problemas de exclusão. Ter conhecimento destas situações e de como foram enfrentados os desafios permitirá planear o futuro, conhecendo o que há a fazer ao nível dos sistemas educativos, das instituições, dos/as professores/as e dos/as alunos/as. É nosso desejo que o conhecimento produzido sobre o fenómeno COVID-19 e seus impactos nos campos social e educacional contribua substancialmente para a compreensão de problemáticas emergentes neste “contexto pandémico” e, ao nível dos contextos de ação, possa apoiar os agentes educativos na reconfiguração de processos e de estratégias educacionais inclusivas. Esse foi também o principal propósito que esteve na base da organização deste número especial da revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas.

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Como Citar
Fernandes, P. ., Leite, C. ., Marinho, P. ., Murillo, J. ., & Silva, S. M. da . (2021). Editorial. Educação, Sociedade & Culturas, 59, 5-9. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.345
Secção
EDITORIAL

Como Citar

Fernandes, P. ., Leite, C. ., Marinho, P. ., Murillo, J. ., & Silva, S. M. da . (2021). Editorial. Educação, Sociedade & Culturas, 59, 5-9. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.345

Referências

Beaunoyer, Elisabeth, Dupéré, Sophie, & Guitton, Matthieu (2020). COVID-19 and digital inequalities: Reciprocal impacts and mitigation strategies. Computers in Human Behavior, 111, 106424.https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106424

Engzell, Per, Frey, Arun, & Verhagen, Mark (2020). Learning loss due to school closures during the COVID-19 pandemic. SocArXiv ve4z7. https://doi.org/10.31235/osf.io/ve4z7

Kuhfeld, Megan, Soland, James, Tarasawa1, Beth, Johnson, Angela, Ruzek, Erik, & Liu, Jing (2020). Projecting the potential impact of COVID-19 school closures on academic achievement. Educational Researcher, 49(8), 549-565. https://doi.org/10.3102/0013189X20965918

UNESCO. (2020). Responding to COVID-19 and beyond, the Global Education Coalition in action. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374364

Schleicher, Andreas (2020). The impact of COVID-19 on education: Insights from Education at a Glance 2020. OECD. https://www.oecd.org/education/the-impact-of-covid-19-on-educationinsights-education-at-a-glance-2020.pdf

Selin, Cynthia (2008). The sociology of the future: Tracing stories of technology and time. Sociology Compass, 2(6), 1878-1895. https://doi.org/10.1111/j.1751-9020.2008.00147.x