COVID-19 e desigualdades escolares

Uma análise da investigação sobre os efeitos do encerramento das escolas no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Luana Muchacho CEAD - Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Universidade do Algarve, Faro, Portugal
  • Carla Vilhena CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade do Algarve, Faro, Portugal
  • Sandra T. Valadas CEAD - Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Universidade do Algarve, Faro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi59.342

Palavras-chave:

pandemia COVID-19, encerramento de escolas, ensino remoto de emergência, desigualdades sociais e escolares

Resumo

Os efeitos da pandemia COVID-19 fizeram-se sentir nos mais diversos domínios da vida em sociedade. Perante o encerramento das escolas, a solução a que se recorreu, um pouco por todo o mundo, consistiu na substituição do ensino presencial pelo ensino remoto de emergência. A transição de modalidade de ensino influenciou a aprendizagem dos/as alunos/as, tornando-os/as mais dependentes do apoio e dos recursos familiares, colocando no centro do debate educativo a questão do impacto das desigualdades sociais no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo corresponde a uma revisão sistemática da literatura realizada com os objetivos de: a) identificar e descrever os efeitos do encerramento das escolas no processo de ensino e aprendizagem; e b) compreender que medidas foram adotadas no sentido de minimizar o efeito das desigualdades sociais nos resultados escolares. Os dados recolhidos parecem demonstrar uma correspondência entre a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos/as alunos/as e o capital económico e cultural das famílias, revelando o agravamento das desigualdades escolares provocadas pela pandemia.

 

Submetido: 30.01.2021

Aceite: 08.03.2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, Ana N., Alves, Nuno A., & Delicado, Ana (2011). As crianças e a Internet em Portugal: Perfis de uso. Sociologia, Problemas e Práticas, 65, 9-30. https://doi.org/10.7458/SPP2011657774

Almeida, Leandro S., Guisande, M. Adelina, Soares, Ana P., & Saavedra, Luísa (2006). Acesso e sucesso no ensino superior em Portugal: Questões de género, origem sócio-cultural e percurso académico dos alunos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 507-514. https://psycnet.apa.org/doi/10.1590/S0102-79722006000300020

Almeida, Luana C., & Dalben, Adilson (2020). (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de COVID-19: No limiar do (im)possível. Educação & Sociedade, 41, e239688. https://doi.org/10.1590/es.23968

Alves, Lynn (2020). Educação remota: Entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, 8(3), 348-365. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365

Andrew, Alison, Cattan, Sarah, Dias, Monica C., Farquharson, Christine, Kraftman, Lucy, Krutikova, Sonya, Angus, Phimister, & Sevilla, Almudena (2020). Inequalities in children´s experiences of home learning during the COVID-19 lockdown in England. Fiscal Studies, 41(3), 653-683. https://doi.org/10.1111/1475-5890.12240

Ball, Stephen (2010). New class inequalities in education: Why education policy may be looking in the wrong place! Education policy, civil society and social class. International Journal of Sociology and Social Policy, 30(3-4), 155-166. https://doi.org/10.1108/01443331011033346

Bouznad, Said, & Ibourk, Aomar (2020). School closures, equality of opportunity: Some recommendations. Revista Romaneasca pentru Educatie Multidimensionala, 12(2Sup1), 103-110. https://doi.org/10.18662/rrem/12.2Sup1/295

Bozkurt, Aras, Jung, Insung, Xiao, Junhong, Vladimirschi, Viviane, Schuwer, Robert, Egorov, Gennady, Lambert, Sarah, Al-Freih, Maha, Pete, Judith, Olcott Jr., Don, Rodes, irginia, Aranciaga, Ignacio, Bali, Maha, Alvarez Jr., Abel, Roberts, Jennifer, Pazurek, Angelica, Raffaghelli, Juliana, Panagiotou, Nikos, Coëtlogon, Perrine, . . . Paskevicius, Michael (2020). A global outlook to the interruption of education due to COVID-19 Pandemic: Navigating in a time of uncertainty and crisis. Asian Journal of Distance Education, 15(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.3878572

Cardoso, Cristiane A., Ferreira, Valdivina A., & Barbosa, Fabiana C. (2020). (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: Uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo, 7(3), 38-46. http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929

Castro, Sirlene R. (2020). A infoexclusão escancarada pela COVID-19 e as atitudes professorais na perspectiva da sociologia das ausências e emergências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 6, e155020. https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1550

Catanente, Flávia, Rogério, Claúdio C., & Loiola, Iraneia (2020). Aulas on-line durante a pandemia: Condições de acesso asseguram a participação do aluno?. Revista Científica Educ@ção, 4(8), 977-988. https://doi.org/10.46616/rce.v4i8.122

Chmielewski, Anna K. (2019). The global increase in the socioeconomic achievement gap, 1964 to 2015. American Sociological Review, 84(3), 517-544. https://doi.org/10.1177/0003122419847165

Coelho, Marcos I. (2020). Educação em tempos de pandemia: Que caminho seguir na oferta de atividades escolar não presencial?. Revista Observatório, 6(2). https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a10pt

Cruz, Jucelia, Tavares, Elisabeth S., & Costa, Michel (2020). Aprendizagem significativa no contexto do ensino remoto. Dialogia, 36, 411-427. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17760

Di Pietro, Giorgio, Biagi, Frederico, Costa, Patricia D., Karpinski, Zbigniew, & Mazza, Jacopo (2020). The likely impact of Covid-19 on education: Reflections based on the existing literature and recent international datasets (EUR 30275 EN, JRC121071). Publications Office of the European Union. http://dx.doi.org/10.2760/126686

Dias-Trindade, Sara, Correia, Joana D., & Henriques, Susana (2020). Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: A perspetiva dos docentes. Tempos e Espaços em Educação, 3(32). https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14426

Diogo, Ana M., Silva, Pedro, & Viana, Joana (2018). Children’s use of ICT, family mediation, and social inequalities. Issues in Educational Research, 28(1), 61-76. http://www.iier.org.au/iier28/diogo.pdf

Direção Geral da Educação. (2020). #EstudoEmCasa: Ano letivo 2020/21. https://estudoemcasa.dge.mec.pt

Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. (2016a). Desigualdades socioeconómicas e resultados escolares II: 2.º ciclo do ensino público geral. https://www.dgeec.mec.pt/np4/353/

Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. (2016b). Desigualdades socioeconómicas e resultados escolares: 3.º ciclo do ensino público geral. https://www.dgeec.mec.pt/np4/316/

Doyle, Orla (2020, April 9). COVID-19: Exacerbating educational inequalities?. PublicPolicy.ie. https://publicpolicy.ie/papers/covid-19-exacerbating-educational-inequalities/

Escola, Joaquim J. (2020). Ensinar e aprender: Desafios no período COVID em Portugal. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 10(3), 87-103. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/6592/3318

European Commission/EACEA/Eurydice. (2020). Equitity in school education in Europe: Structures, policies and student performance (Eurydice report). Publications Office of the European Union. https://eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice/content/equity-school-education-europe_en

Félix, Paula, Perdigão, Rute, & Lourenço, Vanda (2020). Desempenho e equidade: Uma análise comparada a partir dos estudos internacionais TIMSS e PIRLS. Conselho Nacional de Educação. https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1572-analise-timss-pirls

Ferreira, Ana R., & Gonçalves, Daniela (2020). Políticas educativas em tempos de COVID em Portugal: que relação com a igualdade, equidade e inclusão em educação?. Revista Galega de Educación, (núm. especial), 49-52.

Ferreira, Ana S., Flores, Isabel, & Casas-Novas, Teresa (2017). Introdução ao estudo: Porque melhoraram os resultados PISA em Portugal? Estudo longitudinal e comparado (2000-2015). Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Ferri, Fernando, Grifoni, Patrizia, & Guzzo, Tiziana (2020). Online learning and emergency remote teaching: Opportunities and challenges in emergency situations. Societies, 10(4), 1-18. https://doi.org/10.3390/soc10040086

Flack, Clare B., Walker, Lydon, Bickerstaff, Amanda, Earle, Hester, & Margetts, Cara (2020). Educator perspetives on the impact of COVID-19 on teaching and learning in Australia and New Zealand. Pivot Professional Learning.

Garbe, Amber, Ogurlu, Uzeyir, Logan, Nikki, & Cook, Perry (2020). Parents´experiences with remote education during COVID-19 school closures. American Journal of Qualitative Research, 4(3), 45-65. https://doi.org/10.29333/ajqr/8471

Girelli, Claudio, Bevilacqua, Alessia, & Acquaro, Daniela (2020). COVID-19: What have we learned from Italy’s education system lockdown?. International Studies in Educational Administration, 48(3), 51-58. http://cceam.net/wp-content/uploads/2020/10/ISEA-2020-48-3.pdf#page=57

Gonçalves, Sonia P. (2020). Education in the context of the pandemic: A look at the case of Portugal. Revista Românească pentru Educaţie Multidimensională, 12(1Sup.2), 78-85. https://doi.org/10.18662/rrem/12.1sup1/223

Grossi, Marcia G., Minoda, Dalva S., & Fonseca, Renata G. (2020). Impacto da pandemia do COVID-19 na educação: Reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação, 23(3), 150-170. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i3.53672

Hebebci, Mustafa T., Bertiz, Yasemin, & Alan, Selahattin (2020). Investigation of views of students and teachers on distance education practices during the coronavirus (COVID-19) pandemic. International Journal of Technology in Education and Science, 4(4), 267-282. https://doi.org/10.46328/ijtes.v4i4.113

Helbling, Laura A., Tomasik, Martin J., & Moser, Urs (2019). Long-term trajectories of academic performance in the context of social disparities: Longitudinal findings from Switzerland. Journal of Educational Psychology, 111(7), 1284–1299. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/edu0000341

Honorato, Hercules G., & Marcelino, Aracy C. (2020). A arte de ensinar e a pandemia COVID-19: A visão dos professores. REDE-Revista Diálogos em Educação, 1(1), 208-220. https://doi.org/10.29327/218479.1.1-17

Lima, Michelle C., Azevedo, Sabrina, D., & Nascimento, Ana L. (2020). Currículo e práticas docentes durante a pandemia de 2020. Itinerarius Reflections, 16(1), 1-20. https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65753

Lorente, Luís M., Arrabal, Ana A., & Pulido-Montes, Cristina (2020). The right to education and ICT during COVID-19: An international perspective. Sustainability, 12(21), 3-16. https://doi.org/10.3390/su12219091

Lourenço, Vanda (Coord.), Nunes, Alexandra, Amaral, Ana, Gonçalves, Conceição, Mota, Madalena, & Mendes, Rosário (2018). ICILS 2018 - Portugal. Literacia em tecnologias da informação e da comunicação. Instituto de Avaliação Educativa.

Martins, Susana, Mauritti, Rosário, Nunes, Nuno, & Costa, António F. (2016). A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do Sul no contexto europeu. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), 261-285. https://doi.org/10.21814/rpe.7920

OCDE. (2019). PISA 2018 results (Volume I): What students know and can do. https://www.oecd.org/education/pisa-2018-results-volume-i-5f07c754-en.htm

Oliveira, Jussara A., Fernandes, Juliana C., & Andrade, Elisângela L. (2020). Educação no contexto da pandemia da Covid-19: Adversidades e possibilidades. Itinerarius Reflections, 16(1), 1-17. https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65332

Oliveira, Sidmar S., Silva, Odélia S., & Silva, Marcos J. (2020). Educar na incerteza e na urgência: Implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas-Educação, 10(1), 25-40. doi: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p25-40

Petticrew, Mark, & Roberts, Helen (2006). Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. Wiley Online Library. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9780470754887

Pollock, Katina (2020). School leaders’ work during the COVID-19 pandemic: A two-pronged approach. International Studies in Educational Administration, 48(3), 38-44. http://cceam.net/wp-content/uploads/2020/10/ISEA-2020-48-3.pdf#page=44

Prensky, Marc (2001). Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, 9(5), 1-6. https://doi.org/10.1108/10748120110424816

Presidência do Conselho de Ministros. (2020). Decreto-Lei n.º 14-G/2020: Estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19. Diário da República n.º 72/2020, 2º Suplemento, Série I de 2020-04-13, 86-(9) a 86-(19). https://data.dre.pt/eli/dec-lei/14-G/2020/04/13/p/dre

Reimers, Fernando M., & Schleicher, Andreas (2020). A framework to guide an education response to the COVID-19 pandemic of 2020. OCDE. https://doi.org/10.1787/6ae21003-en

República Portuguesa - XXII Governo. (2020, outubro 22). Primeiros 100 mil computadores começam a ser distribuídos em novembro. https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=primeiros-100-mil-computadores-comecam-a-ser-distribuidos-em-novembro

Rodrigues, Thiago D., & Lübeck, Marcos (2020). Escuela, educación inclusiva y etnomatemática en tiempos de aislamiento social. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 13(1), 293-316. https://doi.org/10.22267/relatem.20131.51

Rondini, Carina A., Pedro, Ketilin M., & Duarte, Cláudia S. (2020). Pandemia do COVID-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, 10(1), 41-57. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57

Santos, Hugo M. (2020). Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: Investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses. Práxis Educativa, 15, e2015805, 1-17. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091

Sari, Tamer, & Nayir, Funda (2020). Challenges in distance education during the (Covid-19) pandemic period. Qualitative Research in Education, 9(3), 328-360. http://dx.doi.org/10.17583/qre.2020.5872

Silva, Chayene S., & Teixeira, Cenivalda M. (2020). O uso das tecnologias na educação: Os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, 6(9), 70070-70079. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-452

Van den Broeck, Laura, Demanet, Jannick, & Van Houtte, Mieke. (2020). The forgotten role of teachers in students’ educational aspirations: School composition effects and the buffering capacity of teachers’ expectations culture. Teaching and Teacher Education, 90, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103015

Vanourek, Gregg (2020). Schooling Covid-19: Lessons from leading charter networks from the trasition to remote learning. Thomas B. Fordham Institute. https://fordhaminstitute.org/national/research/schooling-covid-19-lessons-leading-charter-networks-their-transition-remote

Vieira, Mário F., & Seco da Silva, Carlos (2020). A educação no contexto da pandemia de COVID-19: Uma revisão sistemática de literatura. Brazilian Journal of Computers, 28, 1010-1031. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1013

von Stumm, Sophie (2019). Socioeconomic status amplifies the achievement gap throughout compulsory education independent of intelligence. Intelligence, 60, 57-62. https://psycnet.apa.org/doi/10.1016/j.intell.2016.11.006

Wenczenovicz, Thaís J. (2020). Ensino a distância, dificuldades presenciais: Perspectivas em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 15(4), 1750-1768. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761

Zamfir, Ana-Maria (2020). Educational resilience in pandemic times and potential impacts on inequalities: The case of Romania. Revista Romaneasca pentru Educati Multidimensionala, 12(2Sup1), 182-187. https://doi.org/10.18662/rrem/12.2Sup1/305

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Muchacho, L. ., Vilhena, C. ., & Valadas, S. T. . (2021). COVID-19 e desigualdades escolares : Uma análise da investigação sobre os efeitos do encerramento das escolas no processo de ensino e aprendizagem. Educação, Sociedade & Culturas, (59), 183–201. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.342