Professores em tempos de ensino remoto de emergência

Um foco no ensino e nas relações

Autores

  • Ana Cristina Torres CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Ana Isabel Teixeira CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Sofia Castanheira Pais CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Isabel Menezes CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Pedro Daniel Ferreira CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi59.339

Palavras-chave:

COVID-19, pandemia, ensino emergencial remoto, relações, professores e ensino

Resumo

O fecho de escolas durante a primeira onda de pandemia de COVID-19 desafiou os/as professores/as a reorganizarem rapidamente as suas atividades educativas. Essa mudança exigiu uma maior integração das tecnologias no ensino e levou a transformações repentinas nas relações sociais e pedagógicas. Se o acentuar de desigualdades pré-existentes entre os alunos se tornou imediatamente evidente, ficou menos claro como as desigualdades entre os/as professores/as afetaram a sua transição para o ensino remoto de emergência. Este artigo apresenta e discute as perceções e experiências de professores/as portugueses/as sobre os efeitos desta transição no seu ensino e nas relações com outros/as professores/as, alunos/as e suas famílias, a partir dos dados de um inquérito online respondido por 675 professores/as entre 11 e 31 de maio de 2020. Os/as professores/as perceberam efeitos positivos da transição para um ensino remoto de emergência na qualidade de seu ensino e nas suas relações com alunos, famílias e colegas, com algumas diferenças atribuíveis às características territoriais (rural / urbano). As oportunidades de formação e apoio que os professores tiveram durante o período da transição surgem como cruciais para compreender as perceções de mudanças positivas.

 

Submetido: 15.02.2021

Aceite: 10.05.2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, Kelly, & Lopes, Amélia (2016). Professores e o envelhecimento: Realidades e especificidades no contexto português / Teachers and aging: realities and specificities in a portuguese context. Trabalho & Educação, 25(2), 61-77. https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9511

Dias-Trindade, Sara, Correia, Joana, & Henriques, Susana (2020). Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: A perspectiva dos docentes [Emergency remote teaching in Brazilian and Portuguese basic education: teachers’ perspective]. Revista Tempos e Espaços em Educação, 13(32), 1-23. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14426

Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência. (2020). Estamos On com as escolas: Conhecer para apoiar. Medidas educativas e resultados do questionário às escolas [We are ON with schools: to know to support. Educational measures and results from the survey to schools]. General Directorate of Education and Science Statistics (DGEEC). https://www.dgeec.mec.pt/np4/474/

Dotta, Leanete, Monteiro, Angélica, & Mouraz, Ana (2019). Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: Mitos, crenças e práticas [Experienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practices]. Eduser - Revista de Educação, 11(1), 45-60. http://dx.doi.org/10.34620/eduser.v11i1.124

European Commission. (2020). Educational inequalities in Europe and physical school closures during Covid-19 (Fairness Policy Brief Series 04/2020). European Commission and Joint Research Centre. https://ec.europa.eu/jrc/sites/jrcsh/files/fairness_pb2020_wave04_covid_education_jrc_i1_19jun2020.pdf

European Commission/EACEA/Eurydice. (2021). Teachers in Europe: Careers, development and well-being (Eurydice report). Publications Office of the European Union. https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/78fbf243-974f-11eb-b85c-01aa75ed71a1/language-en/format-PDF/source-198443603

Flores, Maria Assunção, & Gago, Marília (2020). Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: National, institutional and pedagogical responses. Journal of Education for Teaching, 46(4), 507-516. https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1799709

Goodall, Janet, & Montgomery, Caroline (2014). Parental involvement to parental engagement: A continuum. Educational Review, 66(4), 399-410. https://doi.org/10.1080/00131911.2013.781576

Hargreaves, Andy, & Fullan, Michael (2020). Professional capital after the pandemic: Revisiting and revising classic understandings of teachers’ work. Journal of Professional Capital and Communiyt, 5(3/4), 327-336. https://doi.org/10.1108/JPCC-06-2020-0039

Hodges, Charles, Moore, Stephanie, Lockee, Barb, Torrey, Trust, & Bond, Aaron (2020, March 27). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teachingand-online-learning

Krentz, Matt, Kos, Emily, Green, Anna, & Garcia-Alonso, Jennifer (2020, May 21). Easing the COVID-19 burden on working parents. BCG. https://www.bcg.com/publications/2020/helping-working-parents-ease-the-burden-of-covid-19

Meister, Denise, & Ahrens, Patricia (2011). Resisting plateauing: Four veteran teachers’ stories. Teaching and Teacher Education, 27(4), 770-778. https://doi.org/10.1016/j.tate.2011.01.002

Mendes-Santos, Cristina, Andersson Gerhard, Weiderpass Elisabete, & Santana, Rui (2020). Mitigating COVID-19 impact on the Portuguese population mental health: The opportunity that lies in digital mental health. Frontiers in Public Health, 8. https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.553345

Menezes Junior, Pedro (2020). A educação nos tempos da peste: Uma análise sobre a representação da educação nos média na primeira vaga da pandemia [Education in times of plague: an analysis of the representation of education in the media during the pandemic first wave; Master’s thesis, University of Porto]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/131118

Nobre, Ana, Mouraz, Ana, Goulão, Maria de Fátima, Henriques, Susana, Barros, Daniela, & Moreira, & José (2021). Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia [Digital communication processes in the Portuguese educational system in pandemic times]. Revista Práxis Educacional, 17(45), 1-19. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331

Nóvoa, António, & Alvim, Yara (2020). Nothing is new, but everything has changed: A viewpoint on the future school. Prospects, 49, 35-41. https://doi.org/10.1007/s11125-020-09487-w

OECD. (2019). Country note. Portugal. Education at a Glance 2019: OECD indicators. Country note: Portugal. OECD Publishing. https://www.oecd.org/education/education-at-a-glance/EAG2019_CN_PRT.pdf

Orlando, Joanne (2014). Veteran teachers and technology: Change fatigue and knowledge insecurity influence practice. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 20(4), 427-439. https://doi.org/10.1080/13540602.2014.881644

Pereira, Fátima, & Mouraz, Ana (2015). Crise da educação escolar e percepções dos professores sobre o seu trabalho: Identidade profissional e clima de escola em análise. Educação em Revista, 31(1), 115-138. https://10.1590/0102-4698129348

Quin, Daniel (2017). Longitudinal and contextual associations between teacher–student relationships and student engagement: A systematic review. Review of Educational Research, 87(2), 345-387. https://doi.org/10.3102/0034654316669434

Reimers, Fernando, & Schleicher, Andreas (2020). Schooling disrupted, schooling rethought. How the Covid-19 pandemic is changing education (Preliminary version). OECD. https://globaled.gse.harvard.edu/files/geii/files/education_continuity_v3.pdf

Reis, Ana, Lima, Gonçalo, Nunes, Luís, Freitas, Pedro, & Alves, Tiago (2020a). Ensino a distância: Questionário a professores, 8 de abril de 2020. https://kc-economics-of-education.github.io/ensino-distancia-resultados/

Reis, Ana, Lima, Gonçalo, Nunes, Luís, Freitas, Pedro, & Alves, Tiago (2020b). Ensino a distância: 2.º Questionário a professores, 23 de maio de 2020. https://kc-economics-of-education.github.io/ensino-distancia-resultados-maio/

Schleicher, Andreas (2020). The impact of COVID-19 on education: Insights from education at a glance 2020. OECD. https://www.oecd.org/education/the-impact-of-covid-19-on-education-insights-education-at-a-glance-2020.pdf

Starret, Angela, Yow, Jan, Lotter, Christine, Irvin, Matthew, & Adams, Paula (2021). Teachers connecting with rural students and places: A mixed methods analysis, Teaching and Teacher Education, 97(103231). https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103231

United Nations. (2020). Policy brief: Education during COVID-19 and beyond. https://unsdg.un.org/resources/policy-brief-education-during-covid-19-and-beyond

Vidal, Marinalia (2020). A gestão do tempo no trabalho docente: Uma análise de gênero no contexto da pandemia [Time management in the teaching profession: a gender analysis in the pandemic context]. Interacções, 16(54), 94-105. https://doi.org/10.25755/int.21073

Wentzel, Kathryn (2017). Peer relationships, motivation, and academic performance at school. In Andrew J. Elliot, Carol S. Dweck, & David S. Yeager (Eds.), Handbook of competence and motivation: Theory and application (pp. 586-603). The Guilford Press.

Whittle, Clayton, Tiwari, Sonia, Yan, Shulong, & Williams, Jeff (2020). Emergency remote teaching environment: a conceptual framework for responsive online teaching in crises. Information and Learning Sciences, 121(5/6), 311-319. https://doi.org/10.1108/ILS-04-2020-0099

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Torres, A. C., Teixeira, A. I. ., Pais, S. C. ., Menezes, I. ., & Ferreira, P. D. . (2021). Professores em tempos de ensino remoto de emergência: Um foco no ensino e nas relações. Educação, Sociedade & Culturas, (59), 117–138. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.339