Transitar para um ensino remoto emergencial

Perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais

Autores

  • Joana Duarte Correia ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Laboratório de Competências Transversais (LCT), Portugal
  • Susana Henriques ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) (Lisboa/Portugal)
  • Sara Dias-Trindade Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares, Faculdade de Letras (DHEEAA), Portugal

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi59.337

Palavras-chave:

educação básica e secundária, ensino remoto emergencial, COVID-19, competência digital docente

Resumo

Apesar de não ser recente a discussão sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação, sobretudo por ser já vastamente reconhecida a sua importância no desenvolvimento de competências transversais e na preparação dos estudantes para as necessidades atuais da sociedade, a pandemia COVID-19 veio demonstrar a importância do digital para a educação. Esta questão foi potenciada pelo total encerramento das escolas que, de acordo com a UNESCO (s.d.), chegou a afetar, em abril de 2020, mais de 90% da população estudantil do mundo. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica e secundária portuguesa, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos/as professores/as e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário, entre abril e agosto de 2020, respondido por 139 professores/as do ensino básico e secundário, mostram como os/as professores/as foram obrigados/as a modificar o seu trabalho pedagógico, os desafios inerentes, as reflexões críticas associadas ao processo e as oportunidades que se apresentam tendo em vista uma educação que faça uso da tecnologia digital para promover ecossistemas educativos de qualidade.

 

Submetido: 27.01.2021

Aceite: 20.05.2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, Beatriz, & Alves, Lynn (2020). Letramento digital em tempos de COVID-19: Uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, 12(28), 1-18. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18

Bassey, Asuquo, & Owan, Valentine (2019). Ethical issues in educational research, management and practice. In Nwachukwu Ololube & Gift Nwivi (Eds.), Encyclopedia of institutional leadership, policy, and management: A handbook of research in honour of Professor Ozo-Mekuri Ndimele (pp. 1287-1301). Port Harcour.

Beardsley, Marc, Santos, Patrícia, Hernández-Leo, Davinia, & Michos, Konstantinos (2019). Ethics in educational technology research: Informing participants on data sharing risks. British Journal of Educational Technology, 50(3), 1019-1034. https://doi.org/10.1111/bjet.12781

Creswell, John W. (2007). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed.

Di Pietro, Giorgio, Biagi, Federico, Costa, Patrícia , Karpiński, Zbigniew & Mazza, Jacopo (2020). The likely impact of COVID-19 on education: Reflections based on the existing literature and international datasets. Publications Office of the European Union. http://doi.org/10.2760/126686

Dias-Trindade, Sara & Moreira, J. António (2019). Da literacia à fluência: Como avaliar o nível de proficiência digital de professores?. In Sara Dias-Trindade & Daniel Mill (Orgs.), Educação e humanidades digitais: Aprendizagens, tecnologias e cibercultura (pp. 71-85). Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-1772-5_3

Dias-Trindade, Sara, Correia, Joana, & Henriques, Susana (2020). O ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: A perspetiva dos docentes. Revista Tempos e Espaços em Educação, 13(32). http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14426

Dias-Trindade, Sara, & Ferreira, António G. (2020). Competências digitais docentes: O DigCompEdu CheckIn como processo de evolução da literacia para a fluência digital. Icono 14, 18(2), 162-187. doi:10.7195/ri14.v18i1.1519

Direção Geral de Educação. (2020). Roteiro: 8 Princípios orientadores para a implementação do ensino a distância (E@D) nas escolas. Direção Geral de Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/roteiro_ead_vfinal.pdf

EC/EACEA/Eurydice. (2020). Equity in school education in Europe: Structures, policies and student performance. Eurydice report. Publications Office of the European Union. https://eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice/sites/eurydice/files/equity_2020_0.pdf

European Commission (2020a). Digital economy and society index (DESI) 2020. https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/digital-economy-and-society-index-desi

European Commission (2020b). Digital education action plan 2021-2027: Summary report of the open public consultation. Ref. Ares(2020)5471597. https://ec.europa.eu/info/law/better-regulation/have-your-say/initiatives/12453-Digital-Education-Action-Plan/public-consultation

Evans, Joel R., & Mathur, Anil (2005). The value of online surveys. Internet Research, 15(2), 195-219. https://doi.org/10.1108/10662240510590360

Ferrari, Anusca, Punie, Yves, Redecker Christine, (2012). Understanding digital competence in the 21st century: An analysis of current frameworks. In Andrew Ravenscroft, Stefanie Lindstaedt, Carlos D. Kloos, Davinia Hernández-Leo (Eds.), 21st Century Learning for 21st Century Skills. EC-TEL 2012. Lecture Notes in Computer Science, 7563. Springer, Berlin, Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-642-33263-0_7

Ferreira, Ana R., & Gonçalves, Daniela (2020). Políticas educativas em tempos de COVID em Portugal: Que relação com a igualdade, equidade e inclusão em educação?. Revista Galega de Educación, edición especial, 49-52.

Flores, Maria Assunção, & Gago, Marília (2020). Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: National, institutional and pedagogical responses. Journal of Education for Teaching, 46(4), 507-516. https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1799709

Gonçalves, Vítor (2020). COVIDados a inovar e a reinventar o processo de ensino-aprendizagem com TIC. Pedagogia em Ação, 13(1), 43-53. http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23752

Hodges, Charles, Moore, Stephanie, Lockee, Barb, Trust, Torrey, & Bond, Aaron (2020, March 27). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning

Kidd, Warren, & Murray, Jean (2020). The Covid-19 pandemic and its effects on teacher education in England: How teacher educators moved practicum learning online. Journal of Teacher Education, 43(4), 542-558. https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1820480

Koczela, Steve, & Scheuren, Fritz (2016). Editorial. Statistical Journal of the IAOS, 32, 277-282. https://doi.org/10.3233/SJI-161026

Kohut, Andrew, Keeter, Scott, Doherty, Carrol, Dimock, Michael, & Christian, Leah (2012). Assessing the representativeness of public opinion surveys. The Pew Research Center for the People and the Press.

König, Johannes, Jäger-Biela, Daniela, & Glutsch, Nina (2020). Adapting to online teaching during COVID-19 school closure: Teacher education and teacher competence effects among early career teachers in Germany, European Journal of Teacher Education, 43(4), 608-622. https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1809650

Linder, Christian, & Farahbakhsh, Siavash (2020). Unfolding the black box of questionable research practices: Where is the line between acceptable and unacceptable practices?. Business Ethics Quarterly, 30(3), 335-360. http://dx.doi.org/10.1017/beq.2019.52

Lonsdale, Chris, Hodge, Ken, & Rose, Elaine (2006). Pixels vs. paper: Comparing online and traditional survey methods in sport psychology. Journal of Sport and Exercise Psychology, 28(1), 100-108. https://doi.org/10.1123/jsep.28.1.100

Mainardes, Jefferson, & Carvalho, Isabel (2019). Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em educação. In ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Ética e pesquisa em educação: Subsídios (Vol. 1, pp. 129-132). ANPEd.

Martins, Guilherme O. (Coord.). (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação.

Means, Barbara, Bakia, Marianne, & Murphy, Robert (2014). Learning online: What research tells us about whether, when and how. Routledge.

Moreira, José A., Henriques, Susana, & Barros, Daniela (2020a). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364. https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123

Moreira, José A., Henriques, Susana, Barros, Daniela, Goulão, Fátima, & Caeiro, Domingos (2020b). Educação digital em rede: Princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia. Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/rfg0-ps07

OECD. (2019). TALIS 2018 results (volume I): Teachers and school leaders as lifelong learners. TALIS. OECD. https://doi.org/10.1787/23129638

OECD. (2020b). Education responses to covid-19: Embracing digital learning and online collaboration. OECD. http://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/education-responses-to-covid-19-embracing-digital-learning-and-online-collaboration-d75eb0e8/

OECD. (2020a). PISA 2018 results (volume V): Effective policies, successful schools. PISA. OECD. https://doi.org/10.1787/ca768d40-en

OECD. (2020c). School education during COVID-19: Were teachers and students ready?. Country notes. https://www.oecd.org/education/coronavirus-education-country-notes.htm

Ordem dos Psicólogos. (2020). Prevenção do abandono escolar: Recomendações para profissionais (administradores escolares, psicólogos e professores). https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/prevencao_abandono_escolar.pdf

Pascoal, Rui (2020). Acceptance of online education in Portugal and in the world: Before and during covid-19. Kriativ-tech, 1(7). http://doi.org/10.31112/kriativ-tech-2020-06-35

Pinto, Manuel, Pereira, Sara, Pereira, Luís, & Ferreira, Tiago (2011). Educação para os media em Portugal: Experiências, atores e contextos. Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Reimers, Fernando, & Schleicher, Andreas (2020). A framework to guide an education response to the COVID-19 pandemic of 2020. OECD. https://globaled.gse.harvard.edu/files/geii/files/framework_guide_v2.pdf

Schneider, Daniel, & Harknett, Kristen (2019). What’s to like? Facebook as a tool for survey data collection. Sociological Methods & Research. https://doi.org/10.1177/0049124119882477

Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (2014). Carta Ética: Instrumento de regulação ético-deontológica. SPCE. http://www.spce.org.pt/PDF/CARTAETICA.pdf

Torres, Leonor (2018). A escola como entreposto cultural: O cultural e o simbólico no desenvolvimento democrático da escola. Revista Portuguesa de Educação, 21(1), 59-81. https://doi.org/10.21814/rpe.13919

UNESCO. (s.d.). COVID-19 impact on education. https://en.unesco.org/covid19/educationresponse

van der Spoel, Irene., Noroozi, Omid, Schuurink, Ellen, & van Ginkel, Stan (2020). Teachers’ online teaching expectations and experiences during the covid19-pandemic in the Netherlands. European Journal of Teacher Education, 43(4), 623-638. https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1821185

Zhou, Longjun, Wu, Shanshan, Zhou, Ming, & Li, Fangmei (2020). “School’s out, but class’ on”, the largest online education in the world today: Taking China’s practical exploration during the covid-19 epidemic prevention and control as an example. Best Evidence of Chinese Education, 4(2), 501-519. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3555520

Legislação portuguesa

Decreto-Lei n.º 14-G/2020. Diário da República n.º 72/2020, 2.º Suplemento, Série I de 2020-04-13, pp. 86-(9)-86-(19). https://data.dre.pt/eli/dec-lei/14-G/2020/04/13/p/dre

Lei n.º 20/2020. Diário da República n.º 126/2020, Série I de 2020-07-01, pp. 2-3. https://data.dre.pt/eli/lei/20/2020/07/01/p/dre

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Correia, J. D. ., Henriques, S. ., & Dias-Trindade, S. . (2021). Transitar para um ensino remoto emergencial: Perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais. Educação, Sociedade & Culturas, (59), 73–95. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.337