Um estudo sobre a legislação educacional brasileira
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) regula todo o sistema de ensino do país, a primeira é de 1961 e a atual de 1996. O presente artigo tem por objetivo discutir a educação como instrumento de mobilidade social no Brasil, nestes dois
momentos históricos distintos: o período do nacional-desenvolvimentismo, nas décadas de 1950 e 1960, e as consequências do processo de reestruturação produtiva, nas décadas de 1980 e 1990. Assim, foram analisados os textos das duas leis citadas, por meio de uma análise comparativa, de caráter qualitativo, e pôde-se constatar que há uma progressiva marcha das políticas públicas de educação para uma formação para o trabalho, de cunho privatista e meritocrata, em detrimento de uma formação integral do aluno, colocando cada vez mais a educação como via possível, se não única, de mobilidade social.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.