A «palavra» aos jovensr

A construção de masculinidades em contexto escola

Autores

  • Manuela Carrito CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto/Portugal)
  • Helena C. Araújo CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi39.318

Palavras-chave:

masculinidade(s), género, percurso escolar dos jovens

Resumo

Face a números incontornáveis, em Portugal e na maioria dos países industrializados, de um maior insucesso masculino, este artigo tenta aprofundar o modo como a construção social da(s)  masculinidade(s) condiciona o percurso escolar dos jovens. Recorre-se a focus group e entrevistas com rapazes que passaram por várias repetências na escolaridade obrigatória. Procura ouvir-se o que dizem dos seus percursos e experiências, tentando perceber a singularidade e complexidade das suas vidas e o modo como interpretam, contestam ou negoceiam os valores da masculinidade hegemónica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Carrito, M. ., & Araújo, H. C. . (2013). A «palavra» aos jovensr: A construção de masculinidades em contexto escola. Educação, Sociedade & Culturas, (39), 139–158. https://doi.org/10.34626/esc.vi39.318