Integração e acolhimento

Uma perspectiva Freireana para a questão do outro

Autores

  • Érica Costa Zanardi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG/Brasil)
  • Teodoro Costa Zanardi Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi39.314

Palavras-chave:

direitos humanos, diferença, escola, Paulo Freire

Resumo

Este ensaio analisa o projeto de integração das diferenças que se efetiva nos países europeus, tendo a escola como um dos espaços onde se tensionam as idas e vindas deste processo, e o véu islâmico como uma questão que traz à tona as contradições deste projeto. A abordagem passa pelos tratados e declarações de direitos humanos que tocam o tema, bem como julgados2 da Corte Europeia de Direitos Humanos3. As bases teóricas têm sua principal referência em Paulo Freire no intuito de estabelecer princípios para um processo de integração que seja transformador tanto do Outro como do Eu, com a superação do projeto civilizatório eurocêntrico. A partir da descrição e crítica dos documentos legislativos e das decisões da Corte, pretende-se apresentar uma perspectiva em que o acolhimento permita o diálogo com as diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Zanardi, Érica C. ., & Zanardi, T. C. . (2013). Integração e acolhimento: Uma perspectiva Freireana para a questão do outro . Educação, Sociedade & Culturas, (39), 63–77. https://doi.org/10.34626/esc.vi39.314