Representações sociais
Aplicabilidade nos estudos sobre a educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.34626/esc.vi39.313Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, representações sociais, práticas educativasResumo
O objetivo do artigo é mostrar a contribuição da teoria moscoviciana das representações sociais para a temática da educação de jovens e adultos. Inicialmente, traça-se uma breve trajetória sócio-histórica da educação de jovens e adultos no Brasil, seus desafios, propondo- -se o estudo de representações sociais como possibilidade de enfrentá-los. Em seguida é abordada a noção de representações sociais, que privilegia em uma perspectiva psicossocial a gênese do conhecimento do senso comum por grupos sociais. Posteriormente discute-se a relevância em se articular as dimensões social e psicológica nos estudos da área educacional,
particularmente da educação de jovens e adultos, com base nas representações sociais. Defende-se o potencial deste referencial para a intervenção e possível mudança da realidade sócio-educacional da educação de jovens e adultos, sobretudo devido ao seu caráter plurimetodológico. Considerando-se o histórico de exclusão dos estudantes da educação de jovens e adultos, estudos em representações sociais podem concorrer para a tessitura de ações que garantam seu direito à educação, à participação produtiva e à vida social.
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