Representações sociais Aplicabilidade nos estudos sobre a educação de jovens e adultos

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Suely F. C. Lemos
Solange G. Costa
Rita C. P. Lima

Resumo

O objetivo do artigo é mostrar a contribuição da teoria moscoviciana das representações sociais para a temática da educação de jovens e adultos. Inicialmente, traça-se uma breve trajetória sócio-histórica da educação de jovens e adultos no Brasil, seus desafios, propondo- -se o estudo de representações sociais como possibilidade de enfrentá-los. Em seguida é abordada a noção de representações sociais, que privilegia em uma perspectiva psicossocial a gênese do conhecimento do senso comum por grupos sociais. Posteriormente discute-se a relevância em se articular as dimensões social e psicológica nos estudos da área educacional,
particularmente da educação de jovens e adultos, com base nas representações sociais. Defende-se o potencial deste referencial para a intervenção e possível mudança da realidade sócio-educacional da educação de jovens e adultos, sobretudo devido ao seu caráter plurimetodológico. Considerando-se o histórico de exclusão dos estudantes da educação de jovens e adultos, estudos em representações sociais podem concorrer para a tessitura de ações que garantam seu direito à educação, à participação produtiva e à vida social.

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Como Citar
Lemos, S. F. C. ., Costa, S. G. ., & Lima, R. C. P. . (2013). Representações sociais: Aplicabilidade nos estudos sobre a educação de jovens e adultos . Educação, Sociedade & Culturas, 39, 43-61. https://doi.org/10.34626/esc.vi39.313
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Lemos, S. F. C. ., Costa, S. G. ., & Lima, R. C. P. . (2013). Representações sociais: Aplicabilidade nos estudos sobre a educação de jovens e adultos . Educação, Sociedade & Culturas, 39, 43-61. https://doi.org/10.34626/esc.vi39.313