Traços da pedagogia freiriana na docência universitária O estagio de docência como atividade fomentadora da práxis pedagógica
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Resumo
Neste estudo, o estágio de docência assumiu contornos de formação permanente na acepção freiriana, movimento que tensiona a naturalidade dos processos formativos, questiona a instrumentalização técnica e subverte a lógica reprodutivista, em defesa da autoria criadora, reafirmando o caráter político do ato de educar. Este texto resulta de uma reflexão crítica sobre o desenvolvimento participante da disciplina “A Pedagogia de Paulo Freire” num curso de Pedagogia em uma universidade pública do estado do Ceará, no Brasil. Objetiva analisar os princípios da pedagogia humanizadora freiriana no estágio de docência como atividade fomentadora da práxis pedagógica na referida disciplina. Constituíram-se como referencial teórico: Braga (2015), Freire (1992, 1997, 2001, 2014), Shör e Freire (1986), Masetto (1998), Therrien, Dias e Leitinho (2016), Pimenta (2012), Pimenta e Lima (2004). A inspiração nos pressupostos da pedagogia humanizadora permitiu a ressignificação da própria concepção de ensinar, entendida como a necessidade de criar uma disciplina intelectual entre educador/a e educando/a alcançada somente na e pela prática cognoscente. A dialogicidade, a reflexividade crítica, a atitude investigativa e a autoria criativa foram traços da pedagogia de Freire identificados nas práticas docente-discentes constituídas no estágio de docência.
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