Extensão universitária e desenvolvimento local

Implicações dialógicas

Autores

  • Valdice Barbosa de Queiroz Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, Sergipe, Brasil
  • Teresa Medina CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • José Alberto Correia CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi56.30

Palavras-chave:

extensão universitária, educação dialógica, desenvolvimento local

Resumo

Esse artigo problematiza a extensão universitária e seu papel de política pública de educação interventiva para a transformação social. Analisa as implicações sobre desenvolvimento a partir dos pressupostos teóricos do diálogo freiriano e do conceito de desenvolvimento local. Ancora-se numa abordagem qualitativa e mobiliza a análise da elaboração dos projetos no período 2013/2015, num campus universitário no interior do Estado de Sergipe, Brasil. Os resultados revelaram a ausência de diálogo com as comunidades locais gerada no processo, contrariando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade local que é expectável os projetos e programas de extensão poderem promover, além da presença de tensão nessa prática docente.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Queiroz, V. B. de, Medina, T., & Correia, J. A. (2020). Extensão universitária e desenvolvimento local: Implicações dialógicas. Educação, Sociedade & Culturas, (56), 137–153. https://doi.org/10.34626/esc.vi56.30