Extensão universitária e desenvolvimento local Implicações dialógicas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Valdice Barbosa de Queiroz
Teresa Medina
José Alberto Correia

Resumo

Esse artigo problematiza a extensão universitária e seu papel de política pública de educação interventiva para a transformação social. Analisa as implicações sobre desenvolvimento a partir dos pressupostos teóricos do diálogo freiriano e do conceito de desenvolvimento local. Ancora-se numa abordagem qualitativa e mobiliza a análise da elaboração dos projetos no período 2013/2015, num campus universitário no interior do Estado de Sergipe, Brasil. Os resultados revelaram a ausência de diálogo com as comunidades locais gerada no processo, contrariando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade local que é expectável os projetos e programas de extensão poderem promover, além da presença de tensão nessa prática docente.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Queiroz, V. B. de, Medina, T., & Correia, J. A. (2020). Extensão universitária e desenvolvimento local: Implicações dialógicas. Educação, Sociedade & Culturas, 56, 137-153. https://doi.org/10.34626/esc.vi56.30
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Queiroz, V. B. de, Medina, T., & Correia, J. A. (2020). Extensão universitária e desenvolvimento local: Implicações dialógicas. Educação, Sociedade & Culturas, 56, 137-153. https://doi.org/10.34626/esc.vi56.30